Título: Planejamento foi fundamental para sucesso no lançamento
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2005, Economia, p. B16

RAPIDEZ: O início das atividades da Leagée foi uma corrida contra o tempo. "Apesar de nunca termos trabalhado com cosméticos, todos tínhamos experiência em outras empresas", conta André Pimentel, acionista da Leagée. "Montamos um plano de negócios forte e o seguimos com cautela." A escolha por trabalhar com cosméticos se deu, segundo Pimentel, porque este era um setor que apresenta crescimento constante no Brasil há anos. "A equipe, de sete pessoas, está focada no desenvolvimento da marca e compra de matéria-prima. Toda a produção é terceirizada." A criação da empresa e os contratos com produtores e fornecedores foram feitos entre março e setembro do ano passado. "Queríamos lançar os produtos na Feira de Cosméticos que acontece em setembro. Se não conseguíssemos, perderíamos muitas oportunidades." Instalaram um software de gestão para controlar pedidos, produção e o dinheiro da empresa e, no dia 1.º de setembro, tudo estava funcionando. "A empresa foi montada com capital próprio. Com uma reserva que tínhamos, pudemos contratar a Carolina Dieckmann para ser a garota-propaganda", lembra Pimentel. "Uma empresa tem que ter planejamento, não adianta sair em uma aventura desvairada." Hoje, a Leagée distribui sua linha de xampús e hidratantes para todo o Brasil, e pretende crescer bastante. "Nosso objetivo é, em 3 anos, alcançar o 6.º lugar em produtos para cabelos", diz Pimentel.