Título: Skaf se reúne com Allgeier e inicia aproximação
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2005, Economia, p. B5

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, manteve uma reunião de uma hora ontem, com o ministro interino do Comércio Exterior os Estados Unidos (USTR), Peter Allgeier, e vários altos funcionários, depois de assinar um acordo de cooperação com opresidente da Associação Nacional das Indústrias Americanas (NAM), o ex-governador de Michigan, John Engler. Inéditos na história das relações do setor privado brasileiro, os dois eventos foram apresentados por Skaf como demonstrações da disposição dos empresários brasileiros de apoiar negociações que produzam "resultados equilibrados, vantajosos para todos". Sob o memorando de entendimento entre Fiesp e NAM, serão criados dois comitês, um estratégico e outro operacional, para estimular a cooperação entre empresas do Brasil e dos EUA.

"Queremos um contato permanente e achamos que nossa participação ajuda a legitimar as posições dos governos, a quem cabe conduzir as negociações", afirmou Skaf. Engler, que preside uma organização com 15 mil membros, disse que "o interesse da Fiesp em trabalhar como uma organização orientada para o livre comércio como a NAM demonstra uma nova e muito importante orientação da indústria brasileira". A NAM tem acordos semelhantes com associações industriais do Canadá, México, Índia, Cingapura e Venezuela.

Skaf descreveu a conversa com Algeier como "construtiva". Durante o encontro, ele disse que "a proteção da propriedade intelectual é do interesse do empresariado brasileiro" e afirmou que "a Fiesp vai declarar guerra à pirataria".