Título: Lula indica ex-presidente da BR para a ANP
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2005, Economia, p. B8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou ontem para a diretoria-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) o engenheiro químico José Fantine, funcionário aposentado da Petrobrás e ex-presidente da BR Distribuidora, hoje assessor da Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A indicação deverá ser publicada no Diário Oficial de hoje e posteriormente Fantine será sabatinado pela Comissão de Infra-Estrutura do Senado. Antigo defensor do monopólio da Petrobrás, Fantine admite que "os tempos são outros" e a abertura do mercado trouxe inúmeros benefícios ao País. "O Brasil adotou esse modelo de leilões de áreas para a exploração do petróleo e isso tem trazido bons resultados: investimentos de outras empresas, geração de empregos, etc.", disse ontem ao Estado.

Segundo ele, o convite foi feito pela ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, há alguns dias e foi oficializado apenas ontem.

Indagado sobre os motivos que levaram ao convite, Fantine desconversa e diz que não acredita que sua "amizade acadêmica" com o atual secretário-executivo do ministério, Maurício Tolmasquim, e com o ex-presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, tenha pesado na escolha. "Tenho experiência de anos no setor, tanto na exploração e produção quanto na área de logística, e várias outras. Alguém lembrou de mim lá", comentou.

A proximidade com Pinguelli e Tolmasquim foi marcada por sua atuação na área de desenvolvimento e pesquisas da Petrobrás (onde trabalhou até se aposentar há sete anos) e acabou se estreitando mais nos últimos três anos. Foi nessa época que o engenheiro foi convidado a participar de uma assessoria à Coppe.

"Quando deixei a Petrobrás eu estava no meio de um projeto de integração para pesquisa entre a Coppe, a estatal e outros órgãos públicos e universidades", explicou, destacando que agora deverá deixar o posto, bem como as aulas que estava ministrando na universidade. "Não que sejam funções incompatíveis, mas acho que vou ter muito trabalho lá (na ANP)".

Sobre os desafios que terá que enfrentar na ANP, como o contingenciamento de recursos que tem impedido a agência de fazer um maior número de pesquisas tecnológicas, Fantine se diz otimista: "O governo está bastante empenhado em relação a essa área de petróleo, porque sabe que é um trunfo que o Brasil tem nas mãos".

Ele também é reticente ao ser questionado sobre os temas mais polêmicos que envolvem o setor hoje (a ação direta de inconstitucionalidade que contesta a Lei do Petróleo no Supremo Tribunal Federal, por exemplo). "É uma matéria em julgamento e não cabe a ninguém tecer palpites sobre isso no momento".