Título: Antes de definir time, Lula joga futebol
Autor: Expedito Filho e Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/03/2005, Nacional, p. A6

Em meio às pressões sobre a reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve ontem uma manhã de descontração, ao receber ministros, políticos, familiares e ex-jogadores para uma partida de futebol na Granja do Torto. Hoje, ele retoma os contatos para montar a nova equipe de governo e fará uma reunião com dirigentes do PT, que deverá abrir espaço para abrigar outros partidos aliados no ministério. "Hoje (ontem) o presidente só opera como técnico do campo", disse o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), ao chegar para o jogo, que reuniu os ex-jogadores Sócrates e Vladimir, ídolos do Corinthians na década de 80, e Raí, além de familiares do presidente. Os ministros da Fazenda, Antonio Palocci, do Trabalho, Ricardo Berzoini, do Esporte, Agnelo Queiroz, e o governador do Acre, Jorge Viana (PT), também participaram da "pelada".

Na avaliação de Mercadante, que chegou ao Torto acompanhado de Vladimir, mesmo quem deixar o governo continuará apoiando o projeto do presidente para 2006, pois tem "compromisso programático, princípios e toda uma vida dedicada ao projeto". "E, como no esporte, não sai do time."

Todos os jogadores estavam vestidos com a camisa do Corinthians. Para se distinguir do adversário, o time de Lula jogou com um colete amarelo.

"É muito mais fácil jogar no plenário do que no campo", brincou o líder do governo. Segundo Mercadante, Lula passará o fim de semana fechando as conversas para concluir a reforma ministerial na semana que vem. "Acho que estamos próximos ao desfecho." Mercadante também procurou amenizar as declarações da ex-prefeita Marta Suplicy, que, ao voltar para o Brasil, após férias no exterior, admitiu ter interesse, assim como ele, em disputar o governo paulista no ano que vem. "Tem muito tempo até 2006 e estou convicto de que vamos construir um pacto de unidade e estar juntos em 2006", disse.

GOL DE MP

Apesar de ter se auto-intitulado "Demônio de Garanhuns", Lula, que entrou em campo apenas nos 10 minutos finais, não fez nenhum gol. Também fora de forma, Palocci foi outro que jogou pouco tempo. A certa altura, o presidente reclamou que a partida estava sendo filmada - as cenas serão usadas em um documentário sobre a vida de Sócrates - e o ex-jogador ainda não tinha feito nenhum gol. Imediatamente, o craque marcou. Os ministros brincaram: "Lula fez um gol de medida provisória." O jogo, que durou 50 minutos, terminou 5 a 3 para o time de Lula e de Sócrates.

NO ATAQUE

O ex-jogador reforçou suas críticas à condução do ministério do Esporte. "O presidente já sabe o que penso", disse Sócrates, reafirmando que a pasta não tem política nem projeto. "No Brasil só se discute financiamento, só que financiamento de nada, porque não tem projeto. Tem de usar o esporte como educação."

Indagado sobre o que faria se fosse ministro, Sócrates respondeu: "Eu não sou." "E se fosse?", insistiu o repórter. "No dia em que for, darei resposta."

Lula, que é corintiano, gravou um depoimento de 15 minutos para o documentário sobre a vida de Sócrates. O presidente lembrou fatos da vida do ex-jogador e citou o gol feito pelo craque no jogo da Seleção Brasileira contra Rússia, na Copa de 1982, como um dos mais importantes da carreira de Sócrates.