Título: Governo promete ajudar 200 mil jovens neste ano
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2005, Nacional, p. A5

A primeira tarefa da Secretaria da Juventude, criada ontem pelo governo, é beneficiar 200 mil jovens brasileiros de 18 a 24 anos, este ano, e repetir a dose, com mais 200 mil, no ano que vem. Cada um deles receberá uma ajuda de custo de R$ 100 mensais durante 12 meses, para freqüentar cursos. Em contrapartida, todos deverão prestar serviços comunitários. O orçamento deste primeiro ano é de R$ 311 milhões, a serem aplicados no programa de qualificação profissional e diplomação para o ensino fundamental - que não chega a 12 milhões dos 33 milhões de jovens do País. Com a medida, o governo se esforça para superar o fraco desempenho do Primeiro Emprego, programa que inaugurou as iniciativas do governo voltadas para os jovens. Até agora, dos mais de 200 mil postos esperados, o Primeiro Emprego só criou cerca de 2.500.

Hoje, para a faixa etária dos jovens o governo Lula oferece 44 programas e 143 ações, mantidas em 19 ministérios e 4 secretarias. A Secretaria Nacional de Juventude, que será ligada ao secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, deverá coordenar as iniciativas. "A temática juvenil assumiu dimensão republicana", diz o subsecretário de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência, Beto Cury, um dos coordenadores do grupo que preparou a Política Nacional de Juventude.

"Uma das primeiras tarefas da nova secretaria será auxiliar o Encontro das Juventudes do Caribe e Latinoamérica, em abril, em Belo Horizonte, conduzido pela Organização das Nações Unidas", afirmou Cury. "Em outubro, haverá um encontro mundial, em Washington." Para preparar seu relatório, o grupo interministerial passou dois anos visitando países como França, Espanha e Portugal, pioneiros em políticas para os jovens.