Título: João Paulo II é internado às pressas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2005, Vida &, p. A10

O papa João Paulo II foi internado às pressas na noite de ontem, por volta das 20 horas (horário de Brasília), na Policlínica Universitária Agostino Gemelli, um dos hospitais mais modernos de Roma. Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, João Paulo II, de 84 anos, está com uma inflamação aguda na traquéia, de causa viral, além de problemas de laringoespamos (veja quadro ao lado), provocados provavelmente pela gripe que o pontífice apresenta desde o domingo. "O processo gripal se complicou. Por este motivo, foi decidido pela sua internação urgente", afirmou Navarro. Por causa da gripe, o pontífice chegou a cancelar na segunda-feira todos os seus compromissos. A última vez que tinha adiado audiências e cancelado compromissos havia sido em 2003, quando enfrentou problemas intestinais.

Um boletim médico, liberado horas depois da internação, informava que o estado do papa não era grave e que o quadro apresentado estava sob controle. Segundo fontes do hospital, o pontífice será submetido a vários exames médicos, como radiografias e tomografia computadorizada.

RESPIRAÇÃO

Os médicos que o acompanham informaram que a diminuição do ar que atravessa a laringe pode afetar as cordas vocais, o que também pode provocar dificuldades respiratórias, sensação de sufoco e uma tosse rouca. O quadro, de acordo com os médicos, no entanto, inspira cuidados por causa da idade avançada e pelo fato de o papa João Paulo II sofrer de mal de Parkinson.

De acordo com o Vaticano, embora em caráter de urgência, João Paulo II foi levado ao hospital "como precaução", uma vez que os sintomas que o acompanhavam desde o domingo, como febre, por exemplo, já haviam desaparecido. "Não se pode prever quantos dias eles ficará internado, mas certamente será por um curto período de tempo", reforçou Navarro.

A polícia italiana faz a vigilância no apartamento ocupado pelo papa, no 10.º andar da policlínica, tradicionalmente reservado para ele desde que foi internado ali pela primeira vez, em 1981, depois de sofrer um atentado na Praça de São Pedro e ser baleado no abdome pelo turco Mehmet Ali Agca. O papa estava acompanhado de seu médico particular, Renato Buzzinetti, e do chefe de sua segurança, Camillo Cibin, mas ambos deixaram a policlínica no final da noite.

PRECES

Em entrevista a cerca de 50 jornalistas que aguardavam por notícias diante do hospital, Navarro negou que o pontífice tenha sido encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Questionado se o papa estava consciente da preocupação de fiéis do mundo todo com seu estado de saúde, respondeu que "sim e, como sempre, agradece pelas preces dos fiéis e de todos os que o querem bem".

Em frente do hospital, algumas pessoas já começam a se aglomerar à espera de notícias do pontífice.