Título: Para conter Google, empresa quer levar serviço para o PC
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Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2005, Economia, p. B13

O novo sistema de busca do MSN é somente mais um passo da Microsoft para combater o Google. A empresa promete integrar um serviço de busca na nova versão do Windows, chamada, por enquanto, de "Longhorn". A proposta da Microsoft é que o usuário seja capaz de fazer buscas em seu computador, na rede local e na internet, como se fossem um único ambiente. Uma pequena mostra disto é o link Desktop Search, no novo sistema de busca, que permite passar da Web para o próprio computador com um único clique. Para quem acha que a Microsoft chega atrasada ao mercado de buscadores da internet, basta lembrar o que aconteceu com a Netscape, na guerra dos navegadores que aconteceu na década passada: depois de integrar o Internet Explorer ao Windows, a Microsoft conseguiu reduzir a pó um concorrente que tinha mais de 90% de participação. O Google lidera hoje o mercado. Desde que abriu seu capital em agosto de 2004, suas ações saltaram de US$ 85 para US$ 200. O Yahoo!, segundo colocado, fornecia tecnologia para a Microsoft antes de a empresa decidir lançar seu próprio serviço. Outros jogadores são o AskJeeves, que desenvolve uma versão para equipamentos móveis, e a A9, que pertence à Amazon, maior varejista da internet. Também existem metabuscadores, que reúnem e organizam resultados obtidos em outros sites. Alguns exemplos são o IceRocket, Vivísimo, Kartoo e Mooter. A Microsoft anunciou seus planos de desenvolver o próprio navegador em abril de 2003. Os mecanismos de busca ocupam uma posição central na navegação de internet e, dessa forma, são uma ferramenta importante para conquistar a fidelidade do usuário de computador até em outros serviços. Além disso, o mercado de links patrocinados - pequenas textos de propagandas, que aparecem nas bordas das buscas - é o que mais cresce na publicidade virtual, o que já foi percebido pelos investidores.