Título: Microsoft entra na briga dos sites de busca
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Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2005, Economia, p. B13

Dois anos após ter anunciado seus planos de entrar na batalha dos mecanismos de busca pela internet, a Microsoft lançou ontem a versão final da sua ferramenta, a MSN Search, aumentando a pressão sobre o Google, líder absoluto desse mercado. A Microsoft já oferecia serviços de busca em sua página na internet, mas até agora a tecnologia era fornecida pelo concorrente Yahoo. A versão de teste do MSN Search foi apresentada em novembro. Segundo alguns analistas, a qualidade do mecanismo de busca da Microsoft ainda é um pouco pior que a de seus principais concorrentes, Google e Yahoo. "Por ora, a Microsoft está jogando a partida de correr atrás para depois ultrapassar", disse Niki Scevak, analista da Jupiter Research. Segundo ele, quando a Microsoft estiver apta a tornar seu mecanismo de busca tão eficiente quanto os outros, isso deve atrair mercado, graças à sua condição de promover buscas em seus próprios produtos.

O novo buscador está disponível na Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá (inglês e francês), Dinamarca, Espanha, França, Finlândia, Índia, Itália, Japão, Malásia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Cingapura, África do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos (inglês e espanhol). No Brasil, a idéia é que o mecanismo esteja disponível ainda no primeiro semestre.

O presidente da Microsoft, Bill Gates, disse que a Microsoft está agora em posição de diferenciar o seu produtos. "Existe uma grande oportunidade para rápidas inovações nessa área", disse, em entrevista via e-mail. "A grande notícia em relação ao lançamento do MSN Search é que agora nós temos uma plataforma forte num local que nos possibilita começar a apresentar as inovações aos usuários."

NOVO DESENHO

Como uma maneira de destacar o seu mecanismo de busca, a Microsoft redesenhou seu portal MSN.com. Também foram feitos alguns retoques no conteúdo do portal e na publicidade para eliminar a desordem, disse Yusuf Mehdi, responsável pela área de conteúdos e serviços na divisão MSN.

Para tornar mais precisas as respostas às perguntas postadas no MSN Search, Mehdi disse que o buscador incluiu toda a informação contida na Microsoft Encarta, a enciclopédia eletrônica da companhia. Os usuários poderão conseguir definições, cálculos, informações geográfica e histórica e outros tipos de dados, além de artigos e conteúdos da enciclopédia durante uma sessão de duas horas via MSN Search. "Queremos ter uma resposta para cada consulta", disse Mehdi.

O mecanismo da Microsoft selecionará resultados de uma base de dados de mais de 5 bilhões de documentos e páginas da internet. A base de dados do Google, como comparação, tem mais de 8 bilhões de páginas. Ainda assim, será interessante ver como se dará a disputa entre as consolidadas Google e Yahoo diante do exército de engenheiros de software à disposição da Microsoft.