Título: Acampamento tem bairro Hip Hop e até barraca de luxo
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2005, Nacional, p. A10

Em meio a esse caos com alguma organização, o acampamento às vezes ganha ares de uma cidade de verdade. Há praças, com espaço para seminários, 22 bairros, ruas e até uma creche. Entre os bairros, o primeiro deles é o Hip Hop, onde esse tipo de música toca o dia inteiro. Também há o Libélula, nome tirado do grande número desses insetos, sempre por ali. No Alphaville - tirado do nome de um condomínio de luxo em São Paulo - concentram-se as barracas maiores e mais luxuosas. A Faixa de Gaza concentra palestinos e israelenses mas, garantem os habitantes, sem guerras.

Perto do Hip Hop, as crianças do acampamento ganharam um lugar especial, o Acampadinhos. A creche para crianças de 4 a 10 anos atende 50 pela manhã e 50 à tarde, de graça, com direito a almoço e jantar. São oferecidas aulas de pintura, oficinas de massa de modelar, histórias. "Em outros anos o pessoal pediu lugar para deixar as crianças", explica Larissa Liska, da comissão de Saúde.

As conversas vão desde a situação no Iraque até a melhor forma de fazer trancinhas no cabelo. Convivem tendas de lona e barracas mais produzidas, com quarto e sala. Há uma certa democracia, desde que as idéias sejam de esquerda. Há dois dias, um grupo do PSDB quase foi linchado ao montar a barraca e colocar bandeira do partido. Teve de deixar o lugar. Mas um enorme pôster de Lenin chama a atenção no Partido da Causa Operária, onse de vendem botons, livros, cartazes e revistas.