Título: Em baixa no Itamaraty, inglês entra no ProJovem
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2005, Nacional, p. A4

Depois da polêmica decisão do Itamaraty de retirar o caráter eliminatório da prova de inglês dos exames para diplomatas, o governo vai dar noções de língua inglesa, ainda neste semestre, para 200 mil jovens de 18 a 24 anos que vivem em situação de risco nas capitais. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), lançado terça-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também concederá bolsas mensais de R$ 100, aulas de informática e atividades sociais e artísticas. A coordenadora do ProJovem, Maria José Féres, disse ontem que o inglês foi incluído por ser o idioma estrangeiro mais útil para quem tenta espaço no mercado de trabalho e no mundo virtual.

"Acho o espanhol fantástico, o francês nem se fala, é lindo de morrer. Mas o inglês é quase instrumental, é a língua da informática", disse, referindo-se à educação de jovens carentes.

Orçado em R$ 311 milhões, o ProJovem contratará 9.500 professores e educadores para atuarem num período de um ano. A meta do governo é que até dezembro o programa atenda a todas as capitais brasileiras. A abertura das inscrições ainda depende de negociações entre o governo e as prefeituras, que começam depois do carnaval. O ProJovem vai priorizar jovens desempregados que não concluíram o ensino fundamental.

Os critérios de seleção devem levar em conta cadastros de municípios e de órgãos como o Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Ministério do Trabalho. As inscrições poderão ser feitas por telefone. "O ProJovem não é um programa paternalista, assistencialista e de transferência de renda", afirmou Maria José Féres. "O projeto trabalha com a educação e a formação profissional." Para evitar fraudes, o governo está montando um sistema de controle de concessão das bolsas. O jovem atendido pelo programa deverá ter uma freqüência mínima de 75% nas aulas. O ProJovem terá carga horária anual de 1.200 horas de aulas presenciais e 400 horas de aulas à distância.

Cada turma será formada por 30 jovens, que também contarão com apoio de especialistas em mercado de trabalho. Os participantes poderão desenvolver ações comunitárias.