Título: Texto 'desqualifica o conhecimento'
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2005, Nacional, p. A5

MAIS PRAZO: A Universidade de São Paulo reafirmou, em nota assinada pelo reitor, Adolpho José Melfi, o pedido feito há duas semanas, pelo Conselho de Graduação, para que o governo dê mais tempo para discutir o anteprojeto da reforma universitária e apresentar sugestões. Segundo a "manifestação preliminar" da USP, "a despeito dos princípios que orientam a reforma e dos aspectos positivos que apresenta (...), o anteprojeto, no geral, tende a desqualificar o conhecimento". No entender da USP, "é o que se infere diante da relativização da pesquisa como instrumento básico do desenvolvimento e da avaliação das atividades acadêmicas, do viés assistencialista que permeia várias de suas disposições e da vulnerabilidade das universidades a ingerências externas". Essas medidas, prossegue o texto, contrapõem-se "aos critérios do mérito e à liberdade de ensino que necessariamente devem orientar a educação superior e as atividades universitárias". Como estão, elas não asseguram "a consolidação de uma nação soberana, democrática, inclusiva e capaz de gerar emancipação social". E, a ser mantida essa versão, a aprovação do projeto "pode gerar efeitos comprometedores da qualidade da formação educacional dos brasileiros."