Título: Parece Chicago dos anos 30, diz Serra
Autor: Silvia Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2005, Cidades, p. C1

Insatisfeito com o funcionamento das subprefeituras, o prefeito José Serra (PSDB) apareceu ontem de surpresa em uma reunião de subprefeitos para cobrar, num discurso duro e em tom de sermão, atitudes no combate à corrupção e à lentidão no atendimento. Irritado, levantou a voz várias vezes, disse que a cobrança de propina nas subprefeituras continua e comparou a cidade à Chicago dos gângsteres. "As pessoas têm medo de fazer denúncias, porque temem represálias. Isso é Chicago dos anos 30." Um dos momentos mais tensos ocorreu quando o prefeito reclamou da corrupção e de "roubalheira". "Tenho ouvido na rua camelôs dizendo que estão sendo achacados por fiscais e reclamações de pessoas que vão fazer uma reforma e são achacadas pelas coordenadorias de uso do solo, que são o foco da roubalheira", disse, exaltado. "A partir do momento em que forem nomeados novos coordenadores, os subprefeitos serão responsáveis por isso. Não vou querer saber por que fulano é indicado, isso ou aquilo. Isso tem que acabar."

A reunião, na Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, foi convocada pelo titular da pasta, Walter Feldman. Era um encontro de trabalho, mas, ao saber dele, Serra avisou que estava a caminho. Queria dar o recado pessoalmente aos subprefeitos já nomeados - estão definidos até agora titulares de 16 das 31 subprefeituras.

Serra ficou na reunião meia hora, o suficiente para pedir ética e empenho no trato com a população e rapidez nos trabalhos - nesse sentido, ele citou o Psiu (programa de combate à poluição sonora) como exemplo de ineficiência. Também não poupou a antecessora, Marta Suplicy. Criticou o modelo das subprefeituras e disse que os contratos "favorecem a corrupção", já que prevêem remuneração por dias de trabalho e não por produção. Admitiu, porém, que não vai mudar agora o modelo, porque precisa de tempo.

O ex-secretário de Subprefeituras, Antônio Donato, rebateu as acusações, alegando que Marta combateu a corrupção como nunca ao demitir mais de cem funcionários. "Corrupção há no mundo inteiro. Ele tem que descer do palanque e propor alguma coisa."

Polêmica à parte, Serra deu um último pito nos subprefeitos. "Uma reunião com secretário tem de ser com o subprefeito. Na próxima vez, você (Feldman) nem deixe entrar (representantes dos subprefeitos). Não veio, vai ficar fora."

A secretaria não informou de quais subprefeitos Serra estava falando. O prefeito não deu entrevistas após a reunião.