Título: Dirceu troca folia por descanso na ilha de Fidel
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2005, Nacional, p. A5

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, passará o carnaval longe da cada vez mais complicada disputa pela presidência da Câmara. Ele viajará hoje para Cuba, onde ficará até o dia 9. O Diário Oficial da União publicou ontem a autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que Dirceu viaje, "com ônus limitado". No mesmo despacho, o presidente lembrou que o ministro vai participar, em Havana, da 14.ª Feira Internacional do Livro. O Diário Oficial publicou ainda autorização para que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, se ausente do País de hoje ao dia 6. Ele participará em Londres da reunião do G-7. Como sempre acontece nas viagens a trabalho, os gastos de Palocci serão totalmente bancados pelo Erário.

A assessoria da Casa Civil informou que Dirceu arcará com todas as despesas decorrentes da viagem para Havana, como passagem, hospedagem e alimentação. E que participará, num dos dias do carnaval, da feira. Ele retornará ao Brasil no fim do dia 9.

GRATIDÃO

Ao tomar posse como ministro da Casa Civil, em 1.º de janeiro de 2003, Dirceu agradeceu a todos os que, de uma forma ou de outra, o ajudaram a chegar onde chegou, especialmente ao regime de Fidel Castro, a quem se declarou eternamente grato. Asilado em Cuba durante o regime militar, Dirceu fez curso de guerrilha, fundou a organização de esquerda Política Operária (Polop) e voltou clandestinamente para o Brasil em 1975.

Viveu durante a clandestinidade em Cruzeiro do Oeste, no Paraná, com o nome de Carlos Henrique Gouveia de Melo. Lá casou-se com a comerciante Clara Becker, de quem escondeu a verdadeira identidade até 1979, quando foi aprovada a Lei da Anistia.