Título: Virgílio faz campanha no carnaval baiano
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2005, Nacional, p. A4

SIGILO: Em pleno domingo de carnaval, o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) fez campanha em Salvador por sua candidatura à presidência da Câmara. Ele conversou com deputados de vários partidos cujos nomes, mineiramente, manteve em sigilo e passou pelo camarote do governador Paulo Souto (PFL) na Passarela do Campo Grande, no início da tarde, para acompanhar parte do desfile dos blocos carnavalescos. Para Souto e os governadores nordestinos, Guimarães tem uma proposta tentadora. "Eleito presidente, o projeto do Fundo do Desenvolvimento Regional entra na pauta, será aprovado no primeiro trimestre" garantiu, lembrando que a proposta, reivindicada pelos governadores para compensar as perdas decorrentes da unificação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), foi construída "em conjunto pelas bancadas sergipana e baiana, além de mim, que fui o relator". Outro ponto "em sintonia" com Bahia e Sergipe é a posição contrária à transposição do Rio São Francisco. "Tenho uma idéia muito clara da revitalização (do rio) antes da transposição", declarou. Guimarães realiza uma longa viagem pelo País em busca de apoio.

Começou pelo Amapá e passou por Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Prossegue no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná nos próximos dias. Segundo o deputado João Leão (PP-BA), os gastos dessa viagem são de R$ 53 mil. "A candidatura de Virgílio já arrecadou R$ 230 mil, fruto de doações de 116 deputados", revelou Leão.

Mesmo sem querer criticar o concorrente Luiz Eduardo Greenhalgh, candidato oficial da bancada do PT e apoiado pelo Planalto, bem como os nomes que presidiram a Casa, Guimarães reafirmou que pretende adotar várias medidas que "darão dinamismo ao Legislativo". Biaggio Talento