Título: Candidato dissidente garante que não desiste
Autor: Cida Fontes, Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2005, Nacional, p. A6

O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) garantiu ontem que não vai abrir mão da candidatura à presidência da Câmara "em nome de composições entre as facções do PT". Depois de passar a noite de segunda-feira no Sambódromo, em campanha entre políticos presentes, ele convocou coletiva para insistir que continua no páreo. Também reclamou de "manobras" em Brasília para fazê-lo desistir. "As pessoas têm de aprender a respeitar as regras do jogo." Ele não vê razão para ser punido pelo PT. "Contrariar a opinião de grupos, por mais poderosos e incrustados no partido que sejam, não é indisciplina. Essa história de punição é lorota, serve apenas para desviar o assunto."

Virgílio passou uma saia-justa na campanha no camarote do governo do Rio, diante dos ataques do secretário de Governo, Anthony Garotinho, ao ministro da Casa Civil, José Dirceu. "Nosso apoio à candidatura de Virgílio é a forma de nos defendermos do que vem sendo feito pelo governo federal, através de Dirceu, prejudicando o Rio. Ele tem intrigado o presidente Lula contra o Rio", atacou Garotinho. Presidente do PMDB fluminense, ele usava adesivo da campanha de Virgílio e levou 9 deputados ao camarote, para dar-lhe apoio.

Virgílio preferiu amenizar. "Minha candidatura não é contra ninguém, mas a favor do Legislativo. Tenho diálogo fácil com o Rio, com a governadora Rosinha", afirmou ele.