Título: Governo tentará última cartada contra Virgílio
Autor: Cida Fontes, Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2005, Nacional, p. A6

A cinco dias da eleição do novo presidente da Câmara, o governo e o PT farão um último apelo para tentar convencer o dissidente Virgílio Guimarães (PT-MG) a desistir da candidatura à sucessão de João Paulo Cunha (PT-SP). Ao mesmo tempo, o Planalto e a cúpula do PT não vão medir esforços para eleger o candidato oficial, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), em primeiro turno, no dia 14. Um café da manhã com os líderes aliados e seis ministros será realizado sexta-feira para fazer um balanço dos votos e reforçar a campanha de Greenhalgh. A estratégia do governo é intensificar as pressões sobre Virgílio, a partir de hoje, com o retorno de políticos à capital federal. "Vamos mostrar para ele (Virgílio) que a candidatura de Greenhalgh está viabilizada e o candidato oficial será eleito no primeiro turno", afirmou o presidente do PT, José Genoino. Para não atrapalhar as negociações com Virgílio, o dirigente petista prefere não tratar agora de punições ao candidato avulso do PT. "Não vamos precipitar nada agora", disse, ao condenar a posição do deputado mineiro. "A desistência será melhor para ele e para o PT."

As negociações em favor de Greenhalgh não estarão restritas aos partidos governistas. Genoino já agendou encontros com a oposição para uma conversa que transcende a disputa pela presidência da Câmara. "Queremos melhorar a relação com a oposição e separar o que é assunto de partido e de governo", afirmou. As conversas também passam pela discussão da aprovação, este ano, da reforma política e de mudanças na Comissão de Orçamento.

ADIANTADOS

Os entendimentos com PSDB e PDT estão mais adiantados. A tendência da maioria desses dois partidos é mesmo apoiar Greenhalgh. Ainda esta semana, Genoino deve se encontrar com o presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG).

Com o PFL as negociações também prosseguem, embora o líder do partido na Câmara, José Carlos Aleluia (BA), seja um dos cinco candidatos à sucessão de João Paulo. Genoino e Aleluia já se encontraram e ficou acertado que, em um eventual segundo turno, o pefelista vai apoiar Greenhalgh.

O pefelista César Maia, prefeito do Rio, prometeu aderir à campanha do candidato oficial do PT, em contraponto ao secretário de Governo do Estado do Rio, Anthony Garotinho (PMDB), que apóia Virgílio.

Ao contrário de Virgílio, que passou o carnaval num périplo por várias cidades, Greenhalgh ficou em Brasília, telefonando para deputados. Segundo sua assessoria, ele já teria conversado com 360 para pedir votos. Hoje à noite, Greenhalgh deve ir a Manaus, para uma reunião com deputados das bancadas dos Estados da Região Norte.