Título: Papa sai do hospital antes do prazo previsto
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2005, Vida &, p. A10

Depois de dez dias internado, o papa João Paulo II, de 84 anos, teve alta, ontem. Ele deixou a Policlínica Gemelli de Roma, às 19h20 (16h20 no horário de Brasília), rumo ao Vaticano a bordo do papamóvel, com seu secretário particular, o arcebispo Stanislaw Dziwisz. Pelas ruas de Roma, por onde passou o veículo, uma multidão aplaudiu o pontífice. O papamóvel entrou no Vaticano pelo Arco dos Sinos, depois de atravessar a Praça de São Pedro, às 19h36 (16h36 de Brasília). Centenas de pessoas receberam o papa com aplausos na Praça de São Pedro. O Sumo Pontífice, que parecia cansado, seguiu para seu apartamento no terceiro andar do Palácio Apostólico.

A alta do papa causou surpresa, porque, segundo as previsões anteriores, ele deixaria o hospital apenas no sábado. Mas, de acordo com o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, a infecção aguda das vias respiratórias, que obrigou sua urgente internação, "está curada e suas condições gerais continuam melhorando". O porta-voz acrescentou que, nos dois últimos dias, todos os exames, incluindo uma tomografia computadorizada, "permitiram excluir outras patologias".

Perguntado sobre o que João Paulo II faria quando ao chegar ao Vaticano e se aparecerá no domingo na janela de seu apartamento para a oração do ângelus, Navarro disse que o papa "olhará sua agenda, ouvirá seu médico pessoal e decidirá". O porta-voz acrescentou que o papa está impaciente para voltar a trabalhar, mas que João Paulo II é obediente e fará o que os médicos lhe disserem.

Antes de sair do hospital, João Paulo II enviou uma carta de agradecimento a todas as pessoas que o atenderam nesses dias - médicos, freiras, enfermeiras, técnicos e auxiliares. Agora, o pontífice pretende se retirar em exercícios espirituais na tarde de domingo junto com a Cúria Romana. O retiro se estenderá até o sábado seguinte e os exercícios serão feitos na capela Redemptoris Mater, do Palácio Apostólico. O papa realizará os exercícios espirituais em seu apartamento.

O Vaticano mantém o programa de viagem do papa para Colônia, na Alemanha, em agosto próximo, para as Jornadas Mundiais da Juventude. De acordo com o programa de viagens papais, João Paulo II presidirá em Colônia a reunião mundial de jovens católicos, confirmou Matthias Kopp, um dos organizadores do encontro. A viagem, a 105.ª de seu pontificado, havia sido anunciada em 15 de dezembro passado.

MENSAGEM

Antes de sair do hospital, o papa enviou uma mensagem de apoio à Campanha da Fraternidade, lançada anteontem pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). "Desejo uma vez mais aderir à Campanha da Fraternidade, que este ano é dedicada ao tema Solidariedade Paz", afirmou o pontífice.

"No mundo em que vivemos, açoitado com freqüência pela violência e marcado pela indiferença, os cristão que se comprometem pela promoção da paz e da solidariedade se convertem em instrumentos eficazes para a evangelização", escreveu o papa na mensagem à CNBB.