Título: O bizarro e mais fechado país do mundo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2005, Internacional, p. A14

A DINASTIA: Por décadas, a Coréia do Norte ostenta o título de país mais fechado do mundo. E é um dos poucos que ainda permanecem sob o regime comunista. A história do país, nascido em 1948, após a criação da República Democrática Popular da Coréia, no norte, se confunde com a trajetória da dinastia Kim, que governa a nação desde o início. Kim Il-sung ocupou inicialmente o cargo de primeiro-ministro e se tornou presidente em 1972. Kim Jong-il, seu filho, é o atual chefe de Estado, mas o cargo de presidente foi destinado "eternamente" a seu pai - O Grande Líder -, que morreu em julho de 1994. Décadas de um rígido sistema controlado pelo Estado levaram o país à estagnação e a uma liderança dependente do culto à personalidade. Historiadores oficiais norte-coreanos alteraram a antiga história do país, que remonta a 2 mil anos, relacionando-a com a dinastia Kim.

Memórias de ex-cozinheiros, um guarda-costas e a irmã de uma amante de Kim Jong-il - O Querido Líder -, serviram para confirmar o retrato de um ditador extravagante e lunático.

No fim da década de 90, quando cerca de 2 milhões de norte-coreanos já haviam morrido por falta de alimentação, provocada por desastres naturais e um descontrole econômico, Kim Jong-il enviou seu cozinheiro pessoal a Tóquio para comprar sushi fresco, a Teerã para caviar, a Copenhague para bacon e a Paris para finos queijos, vinhos e conhaques. Segundo o cozinheiro, Kim tem uma coleção de 10 mil garrafas de bebidas importadas.Kim também tem a fama de bebedor. Ele foi visto bebendo dez copos de vinho durante seu encontro de 2000 com o então presidente sul-coreano Kim Dae-jung. Em um país pobre, onde o bem mais precioso é uma bicicleta velha, o clã Kim desfruta de automóveis Mercedes-Benz pretos, jet skis e motocicletas. Diplomatas e dissidentes, que conseguiram fugir, descrevem um Kim Jong-il fútil, paranóico, comilão e hipocondríaco. Baixinho, ele usa sapato com plataforma e um penteado com o cabelo armado para parecer mais alto.