Título: Charles e Camilla marcam o casamento para abril
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2005, Internacional, p. A15

Depois de um romance de mais de 30 anos, o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, anunciou ontem oficialmente decisão de casar-se com Camilla Parker-Bowles no dia 8 de abril, uma sexta-feira. "A senhora Parker-Bowles e eu estamos absolutamente felizes", disse o príncipe em declaração oficial. "Será um dia muito especial para nós e nossas famílias." A cerimônia civil ocorrerá no Castelo de Windsor, a residência de fim de semana da família real no Condado de Berkshire (oeste da capital britânica ), anunciou a Clarence House, residência oficial de Charles e os filhos dele, príncipes William e Harry.

A rainha Elizabeth II, a Igreja Anglicana, o primeiro-ministro trabalhista Tony Blair e os líderes do Partido Conservador felicitaram o casal.

"O duque de Edimburgo e eu estamos muito felizes com o matrimônio do Príncipe de Gales com a senhora Parker-Bowles", declarou a rainha em comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham. Ela já conhecia os planos do filho, pediu a opinião de Blair e depois deu consentimento.

"Estou encantado e desejo muitas felicidades a eles", reagiu, por sua vez, Blair. "É uma boa notícia", acrescentou.

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, apoiou a união: "É compatível com as diretrizes da Igreja no que diz respeito a esse novo matrimônio. O príncipe de Gales as aceita plenamente, como anglicano e como futuro chefe supremo da Igreja da Inglaterra."

O anúncio da Clarence House regulariza uma relação de paixão e amor de mais de três décadas. Ele, hoje com 56 anos, e ela, com 57, conheceram em 1970, durante um jogo de pólo. Na época, Camilla Shand, filha de um latifundiário muito próximo da família real, apresentou-se a Charles, com uma indagação: "Você sabia que seu tataravô (rei Eduardo VII) foi amante de minha bisavó? Isso não o emociona?"

Desde então, Charles e Camilla nunca deixaram de se encontrar - mesmo depois do casamento dele com Diana, em 29 de junho de 1981 na Catedral de St. Paul, de Londres. A relação entre ambos tornou-se mais aberta a partir de julho de 1996, quando Charles e Diana se divorciaram. Mas, para os britânicos, Camilla continuou sendo sempre "a outra" - até depois da morte de Diana em agosto de 1997 num acidente automobilístico, em Paris.

A imagem dela contrasta com a popularidade e o magnetismo de Diana. Aconselhada por assessores do príncipe, ela tem se esforçado para ganhar a simpatia dos ingleses. Igualmente, empenha-se em apagar a o estigma de "a vilã do filme" - principalmente depois que Diana revelou publicamente como descobrira que em seu casamento "sempre houve três".