Título: IBGE revisa dados e submete a ministério
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/02/2005, Economia, p. B1

O IBGE revisou os dados da produção industrial em nove meses de 2004, na comparação com meses imediatamente anteriores. A mais recente ocorreu no resultado de novembro ante outubro, que passou de uma variação negativa de 0,4% para uma positiva 0,3%, uma alteração de 0,7 ponto porcentual. Isso provocou confusão no mercado financeiro porque analistas fizeram previsões de dezembro ante novembro com base no dado não revisado. Assim, apontaram crescimento da produção, em dezembro, de 3%, maior que o apurado pelo IBGE, de 0,6% ante novembro, por causa da base de comparação diferente.

O resultado divulgado ontem foi remetido, 24 horas antes, ao Ministério do Planejamento. É procedimento de praxe, desde 1999, que pesquisas conjunturais do IBGE, como a da produção industrial, sejam submetidas ao ministro antes da divulgação.

A portaria baixada pelo ministério no início deste mês, que exige o envio dos resultados com antecipação de 48 horas, refere-se às pesquisas estruturais, como os levantamento sociais, cujas conclusões só eram conhecidos por órgãos do governo na divulgação pública. A medida causou polêmica e muitos apontaram a possibilidade de censura prévia.

A maior parte dos dados revisados da produção industrial em 2004 foi para cima. Mas, segundo o analista da Tendências Consultoria Juan Jensen, as revisões estão de acordo com a metodologia do IBGE e acima de qualquer suspeita.

Segundo ele, os dados ante mês anterior, na série com ajuste sazonal, são revisados mensalmente, para baixo ou para cima. Além disso, afirmou, os resultados nessa base de comparação não influenciaram o resultado acumulado de 8,3% no ano, cálculo que segue outra série, referente a iguais meses do ano passado.

A explicação coincide com a do chefe de coordenação da indústria do instituto, Silvio Sales. Ele disse que as revisões são resultado da metodologia de ajuste sazonal do instituto e ocorrem por dois motivos: informações mais atualizadas das empresas ou "a introdução de um novo número, com dados incluídos de mais um mês, que mexe no padrão de sazonalidade, alterando os números anteriores".

Ainda segundo Sales, "as revisões mostram que o fim de 2004 foi melhor que vinha se desenhando, ainda que os movimentos tenham sido discretos."