Título: Ninguém sabe ao certo quem é o pai da estrela do PT
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/02/2005, Nacional, p. A7

Muitas versões para um único fato. Afinal, quem foi o responsável pela escolha da estrela como símbolo do PT? Os petistas não têm uma resposta única. Nos arquivos da Fundação Perseu Abramo, que possui o mais completo acervo sobre a história da legenda, não é possível encontrar a informação. A versão mais comum é que a estrela, usual entre socialistas e comunistas europeus e sempre presente em atos públicos de São Bernardo, foi apontada numa conversa de bar naquela cidade como ideal para o PT. Ex-assessor de Lula, o jornalista Júlio de Grammont, morto em 1998, é apontado por alguns como o autor da idéia.

A história mais completa é diferente. O fotógrafo e empresário Robson Oliveira, que fez parte do núcleo de agitação e propaganda do PT, um dos primeiros a ser criado, em 1981, garante que a estrela foi escolhida pelo hoje ministro José Dirceu, que na época organizava a propaganda do partido.

Oliveira diz que, na época, as estrelas eram reproduzidas em pichações. Em 1982, conta, o partido resolveu definir um símbolo. "Entregamos ao Zé Dirceu várias propostas. Uma era a estrela, que estava na boina do Che Guevara, aparecia no nome de um dos primeiros jornais do Partido Comunista Soviético (Estrela Soviética), e era símbolo do Partido Comunista."

O fato de a estrela ser fácil de desenhar e ter simbologia forte pesou na decisão. Segundo Oliveira, Dirceu chegou um dia e disse que a estrela seria a marca do PT.

Mas o que diz o ministro sobre isso? "Não se lembra", dizem os assessores dele e do PT.