Título: EUA cobram resposta do Irã
Autor: Reuters, AP e AFP
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/02/2005, Internacional, p. A14

Na Otan, Condoleezza diz que país não pode adiar indefinidamente prestação de contas sobre programa nuclear BRUXELAS - A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, declarou ontem que o Irã não pode adiar indefinitivamente a prestação de contas sobre seu programa nuclear, que, segundo os EUA, visa a produção de armas. Mas ela acrescentou que os EUA "não fixaram um prazo limite" para usar a diplomacia com o objetivo de forças o Irã a pôr fim a seu programa nuclear. "O Irã deve entender que toda a comunidade internacional está unida para dizê-lo que deve cumprir suas obrigações internacionais", disse Condoleezza ontem em Bruxelas, durante uma entrevista coletiva com funcionários da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A secretária advertiu Teerã de que os EUA não aceitarão atitudes lentas e ambíguas. Também advertiu que "se o Irã não cumprir suas obrigações, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) proporá que a questão seja tratada pelo Conselho de Segurança da ONU".

Pela manhã, Condoleezza criticou França, Alemanha e Grã-Bretanha - países que negociam com o Irã o fim de seu programa nuclear - por sua falta de dureza. Para ele, estes não deixaram clara a possibilidade de que a ONU imponha sanções a esse país.

O Irã se comprometeu em novembro a suspender suas atividades de enriquecimento de urânio após uma mediação desses países. Teerã quer que essa suspensão seja temporária, mas os europeus, que seja definitiva.

O presidente iraniano, Mohammed Khatami, disse ontem que o governo iraniano, atual ou futuro, nunca abandonará seu direito a uma tecnologia nuclear pacífica, incluindo o enriquecimento de urânio.

Em declarações a embaixadores estrangeiros em Teerã, Khatami também advertiu que o Irã pode adotar "uma nova política" que pode ter "amplas conseqüências" se as conversações nucleares com a União Européia não prosperarem.

"Nós demos nossa garantia de que não produziremos armas nucleares, pois somos contra elas e não acreditamos que elas sejam uma fonte de poder. Mas não desistiremos de nossa tecnologia nuclear pacífica", disse.

O presidente americano, George W. Bush, disse ontem que um Irã com armas nucleares seria uma força "muito desestabilizadora" e é importante para o mundo manifestar-se contra o programa de Teerã.