Título: Mau tempo obriga pouso de helicóptero em fazenda
Autor: Angela Lacerda Enviada especial
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2005, Nacional, p. A5

Dois helicópteros pousam em um descampado no Agreste pernambucano e deles saltam o presidente Lula, cinco ministros e o governador do Estado. A cena inusitada ocorreu ontem na Fazenda Catolé, no município de Toritama (PE), onde os helicópteros que levavam a comitiva presidencial de Surubim para Caruaru tiveram de fazer um pouso improvisado, por causa do mau tempo, no início da tarde. O acontecimento, que atrasou a agenda de Lula em cerca de duas horas, atraiu crianças, moradores da região e até motoristas que passavam pela BR-104 e pararam os veículos para conversar com o presidente. "Deve ter sido uma cena surrealista: de repente, pousa um helicóptero ali e salta o presidente da República", comentou o secretário de Imprensa, Fábio Kerche.

Segundo a Presidência, tecnicamente não houve pouso forçado nem de emergência, apenas foi tomada uma medida de segurança. Os dois helicópteros Super Puma de fabricação francesa, da Força Aérea Brasileira, não tinham problemas mecânicos e estavam sendo conduzidos de forma a evitar tempestades pelo caminho, mas em certo ponto constatou-se que não haveria teto para pouso em Caruaru. O brigadeiro Francisco Joseli, responsável pelo vôo, mandou pousá-los. Pouco depois, a chuva alcançou a comitiva.

"Até o dono da fazenda apareceu e ofereceu a casa, mas o presidente preferiu esperar que viessem buscá-lo de carro perto da estrada", contou Kerche. O local do pouso fica a 32 quilômetros de Caruaru. A comitiva esperou os carros cerca de meia hora e foi para Caruaru pela estrada, mas, ao voltar para Recife, como já havia teto, pôde usar os helicópteros.