Título: Presidente se solidariza com pefelistas vaiados
Autor: Angela Lacerda Enviada especial
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2005, Nacional, p. A5

Lula cita vaias que recebeu em Porto Alegre para defender Tony Gel e Mendonça Filho CARUARU - Vaias, insultos e gestos ofensivos de petistas contra políticos pefelistas em Caruaru puseram o presidente Lula numa situação insólita. Os manifestantes ocuparam o prédio das Faculdades de Direito e Odontologia da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), onde Lula inaugurava a Clínica Asa Branca, do Projeto Brasil Sorridente, e passaram a vaiar o prefeito de Caruaru, Tony Gel, e o governador em exercício de Pernambuco, Mendonça Filho. Irritado com os companheiros de partido, Lula acabou solidarizando-se com os adversários políticos. Ele lembrou episódio no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, em janeiro, quando foi vaiado por militantes do PSOL e do PSTU, opositores de seu governo. "Tinha 12 mil pessoas, e umas 60, 70 de um partido recém-saído do PT (o PSOL), e a imprensa deu a vaia, quando podiam dar que 12 mil aplaudiram e 100 vaiaram", afirmou, na primeira declaração pública sobre o episódio. Ele disse que daqui para a frente deve ser essa "a tônica" dos lugares que visitar e, irônico, resumiu: "Aplauso e vaia são a mesma coisa: um se faz com a mão, outro com a boca."

Ao longo de seu discurso, Lula repetiu várias vezes que não entraria no mérito dos protestos. O principal alvo era Gel, que ganhou a eleição contra o petista João Lyra por diferença pequena e enfrenta na Justiça acusações de irregularidades eleitorais. "Se tem problema, vai para a Justiça", disse Lula. "É muito desagradável quando você vai a uma inauguração e uma autoridade é vaiada. Dá para a imprensa o pretexto para amanhã sair na manchete que o prefeito foi vaiado, o presidente foi vaiado."

Gel foi o mais vaiado, mas discursou até o fim. "Como percebe Vossa Excelência, alguns acham que a campanha não terminou", disse, dirigindo-se a Lula. "Vossa Excelência perdeu três campanhas e respeitou os resultados das três. E depois soberanamente o povo o elegeu.", afirmou, sendo ainda mais vaiado, mas também, aplaudido por algumas pessoas.

Também vaiado, Mendonça Filho, após discursar, chegou a jogar beijos para os que o insultavam. "Não tenho medo de vaia. Não tem a música que diz `um tapinha não dói¿? Vaiinha também não dói. É organizado, uma claque..."

VAQUEIROS

Como em Surubim, Lula voltou a defender a transposição do São Francisco. Além da inauguração da Clínica Asa Branca, Lula assinou protocolo de intenções entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPe) para construção do campus universitário de Caruaru.

Ele também recebeu uma delegação da Associação dos Vaqueiros João Barros de Araújo, de Santa Maria da Boa Vista (PE), que foram reivindicar o reconhecimento da profissão de vaqueiro. "Soubemos ontem que o presidente vinha, viajamos seis horas de van", disse o presidente da entidade, José Mendonça Filho.