Título: Rio passa a celebrar o Dia de Darwin
Autor: Herton Escobar
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2005, Nacional, p. A10

Pela primeira vez, data é comemorada no Brasil como reação à teoria criacionista RIO - Hoje é dia de celebrar a Teoria da Evolução das Espécies e seu autor, Charles Darwin, que nasceu há 196 anos. A data ganhou status especial há dez anos, com o lançamento do Dia de Darwin - uma reação à disseminação do movimento criacionista, que se contrapõe aos fundamentos do cientista inglês ao explicar a origem do universo e do homem com base na interpretação textual da Bíblia. Pela primeira vez, o Dia de Darwin, iniciativa de Robert Stephens, da Stanford University, será celebrado no Brasil. E a escolha do Rio não é mero acaso, mas algo "providencial", segundo a bióloga Isabel Landim, organizadora do evento. "Vamos comemorar a personalidade de Darwin, mas, principalmente, afirmar o valor da Teoria da Evolução, que vem sendo desqualificada pelos criacionistas, cada vez mais atuantes no mundo. Até no Brasil, país laico e liberal. No Rio, chegou-se ao absurdo de ensinar essa teoria nas escolas públicas."

A proposta de ensiná-la na rede estadual surgiu em 2000, quando o então governador, Anthony Garotinho, presbiteriano, sancionou uma lei instituindo o ensino religioso confessional (com aulas separadas por credo). A atual governadora e mulher dele, Rosinha Matheus, deu continuidade ao projeto e, no ano passado, fez concurso para contratar 500 professores de religião - 342 católicos, 132 evangélicos e 26 de outros credos. "Estão misturando ciência com religião", critica Isabel.

A participação brasileira na comemoração será uma palestra, às 21 horas, na Livraria da Travessa de Ipanema, do biólogo Mário de Pinna, diretor-científico do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. "Ele vai falar sobre a importância da Teoria da Evolução. Precisamos nos mobilizar para mostrar à sociedade que o que os criacionistas divulgam é totalmente infundado", diz Isabel.

"Criamos uma vitrine temática e vamos oferecer um coquetel, afinal, trata-se de um aniversário", conta o dono da livraria, Rui Campos. A data será comemorada em mais 11 países, entre eles os Estados Unidos, onde surgiu o criacionismo.