Título: Passado o sufoco, Lula muda agenda para tirar governo da defensiva
Autor: Denise Madue¿o
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/03/2005, Nacional, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne na segunda-feira os grandes exportadores do País para comemorar a marca de US$ 100 bilhões de exportações no período de 12 meses, alcançada no mês passado. Cartazes que mencionam o recorde de exportações já estão nas ruas em Brasília e, nos próximos dias, serão distribuídos por todo o País. Tudo isso faz parte de uma estratégia que pretende criar fatos que tirem o governo da defensiva e mostrem a chamada "agenda positiva". A estratégia começou a ser posta em prática quinta-feira, quando Lula se deslocou até o interior mineiro para inaugurar a primeira fábrica de biodiesel do País. A idéia é alinhar uma boa seqüência de fatos positivos, para passar à população a impressão de que o governo passou à ofensiva e superou a crise política provocada pelo final abrupto da reforma ministerial.

Em busca de fatos de grande visibilidade, o presidente também abre segunda-feira, no Palácio do Planalto, uma exposição que vai mostrar os 236 produtos brasileiros que serão exportados para a França e vendidos em 4.900 lojas da rede francesa Casino. Trata-se apenas de um negócio de porte médio, mas o governo infla a sua importância com a informação de que a França instituiu 2005 como o Ano do Brasil.

Para evidenciar o "choque de eficiência" na gestão do governo, na Quinta-Feira Santa - um dia geralmente "enforcado" pela administração pública - Lula mobilizou quatro ministros, José Dirceu (Casa Civil), Antonio Palocci (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento) e Romero Jucá (Previdência), para lançar um pacote de redução ao déficit previdenciário.

Ainda na quinta-feira, Dirceu e Bernardo avisaram que um novo pacote de controle de gastos vai atingir outras áreas da administração. Para finalizar, Lula agradou aos empresários do agronegócio ao sancionar a Lei de Biossegurança, que autoriza, entre outras medidas, plantação e venda de produtos geneticamente modificados.

Na área da Saúde, o ministro Humberto Costa continua capitalizando a ação que deu mais visibilidade ao seu ministério nos 27 meses de gestão: a intervenção na rede municipal de saúde do Rio. Anteontem, foi visitar o hospital de campanha da Aeronáutica no Rio.

COORDENAÇÃO

No campo político, o presidente assumiu a combalida coordenação política do governo e age pessoalmente para melhorar as relações com os partidos políticos: segunda-feira recebe, separadamente, as cúpulas do PL e do PSB (ele já esteve com o PTB quarta-feira).

No Congresso o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, mantido no cargo, e o novo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), deflagraram ampla operação para recuperar o controle político e salvar a MP 232, que corrige a tabela do Imposto de Renda e aumenta imposto das empresas prestadoras de serviço. Aldo se reúne com os aliados segunda-feira para mapear, de forma realista, os votos com que o governo conta na Câmara, no caso de a MP ser colocada em votação.

Na outra ponta do fio, Chinaglia faz uma reunião dos líderes aliados e deputados ligados ao setor produtivo com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para tentar minar as resistências à MP 232. São táticas que o novo comando político do governo monta para enfrentar seu mais novo adversário, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti.