Título: MP denuncia atendimento desumano a doente mental
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/03/2005, Nacional, p. A8

O governo do Amazonas tem até abril para contestar uma ação civil pública proposta em dezembro do ano passado pelo Ministério Público Estadual por conta do atendimento "precário e desumano" no único hospital que atende doentes mentais no Estado. Em visitas durante o ano passado, os promotores que moveram a ação encontraram doentes mentais amarrados com cordas no chão do hospital. Nas ruas de Manaus é comum ver doentes mentais perambulando sem roupas. O Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro recebe mensalmente cerca de 4,5 mil pessoas em atendimento ambulatorial de todo o Estado. Seus 110 leitos estão sempre ocupados. "O sistema de saúde mental no Estado não evolui há pelo menos 25 anos", disse o psiquiatra e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Manuel Galvão.

"Sempre que chego ele está dopado, não fala direito", disse o irmão de um homem internado há pelo menos dois anos. "Não era assim quando entrou e não tenho condições de tratar dele em casa", completou ele, após visitá-lo na manhã de quinta-feira.

O Amazonas, de acordo com o promotor Mário Ypiranga Monteiro Neto, é um dos poucos Estados que ainda não dispõem de Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Dos 10 Caps previstos para serem construídos em Manaus em 2004, nenhum foi erguido.