Título: 'Vamos economizar US$ 425 mi'
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2005, Nacional, p. A6

A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, estima que o País economizará US$ 425 milhões neste ano com a instalação da Usina de Biodiesel Soyminas e de outras 24 refinarias do gênero no Nordeste e no Centro-Oeste. Ela explicou que, quanto mais biodiesel for produzido, menos será preciso importar petróleo para retirar óleo diesel. O preço do diesel, no entanto, não cairá no médio prazo para o consumidor final. "A longo prazo e do ponto de vista estratégico da segurança no abastecimento, o Programa Nacional de Biodiesel é o mais importante do País na área de energia." Dilma disse que o País importa 10% do diesel que consome ou 40 bilhões de litros. Com a venda de óleo misturado com 2% de biodiesel, o Brasil deixaria de importar 800 milhões de litros. "É sem dúvida uma forma de poupar divisas, um programa para 50 anos."

A usina inaugurada pelo presidente Lula no sul de Minas tem capacidade instalada para produzir 60 mil litros de biodiesel por dia e 12 milhões de litros da fórmula por ano. Cerca de 200 pequenos produtores de assentamentos de reforma agrária da região vão fornecer, por meio de cooperativas, sementes de girassol e nabo forrageiro para a indústria. Até 2006, a meta é incluir 210 mil famílias.

Ontem, o primeiro lote foi vendido num posto da bandeira ALE Distribuidora, em Belo Horizonte, a primeira cidade a comercializar o produto. Lula viu pelo circuito de TV o prefeito Fernando Pimentel (PT) abastecer um veículo.

A usina de Cássia se tornou possível depois das experiências de um engenheiro eletrônico nascido lá. Arthur Alves desenvolve há 9 anos a implantação do sistema de biodiesel. Ele conseguiu separar a glicerina do processo de produção. .