Título: 'Saúde será vitrine em 2006¿, diz Costa
Autor: Alexandre Rodrigues e Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2005, Nacional, p. A9

área da Saúde vai ser uma "vitrine" nas eleições presidenciais do ano que vem. O comentário foi feito ontem no Rio de Janeiro pelo ministro da pasta, Humberto Costa, um dos sobreviventes da reforma ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Questionado se havia ficado surpreso com o resultado da reforma, Humberto Costa procurou demonstrar fidelidade ao presidente e indicou que apoiaria qualquer decisão que viesse a ser tomada. O ministro da Saúde disse que vem fazendo seu trabalho "com responsabilidade" e que "mudanças importantes" têm sido realizadas. "Verdade que muitas dessas coisas não são ainda visíveis. Mas tenho dito e reiterado que, em primeiro lugar, os nossos indicadores, se compararmos com outros ministérios de governos anteriores na área da saúde, são bons números e, segundo, tenho a absoluta certeza que a saúde será uma das vitrines nas eleições de 2006", afirmou ele.

"Não é uma questão que me caiba julgar", disse Humberto Costa sobre a reforma ministerial. "O presidente da República tomou uma decisão, essa decisão foi motivada pelas razões que ele refletiu profundamente e o que me cabe fazer é dar apoio à decisão que ele tomou como teria o meu apoio qualquer que fosse outra a decisão", comentou o ministro, depois de visitar o hospital de campanha da Aeronáutica, ontem à tarde, na Barra da Tijuca.

FARMÁCIAS

Pela manhã, Costa já havia afirmado que sentia "responsabilidade redobrada" com os recentes elogios feitos pelo presidente da República (Lula afirmou anteontem que Costa é um exemplo), depois de inaugurar uma farmácia popular na Central do Brasil, no centro do Rio. Diferentemente da resignação dos últimos dias, demonstrava sentir-se fortalecido.

Humberto Costa refutou a idéia de que empreendeu a intervenção nos hospitais do Rio na tentativa de criar fatos para permanecer no cargo e disse não saber avaliar se a medida pesou na decisão do presidente Lula de não trocar o comando do ministério.

ORGULHO

Ao chegar à Central, a principal estação de trens do Rio, o ministro foi cumprimentado por populares e até distribuiu acenos. Depois do afago do presidente Lula, Costa também arrancou elogios do presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss, presente à inauguração da farmácia popular.

"O Brasil tem que agradecer e se orgulhar pela presença de Humberto Costa no ministério", exultou Buss.

A farmácia popular inaugurada pelo ministro da Saúde ontem é a terceira unidade do programa na capital fluminense. Com ela, já são 39 as farmácias que comercializam medicamentos mais baratos em funcionamento em todo o País.