Título: Severino apóia ação contra nepotismo
Autor: Denise MadueñoEugênia LopesColaborou: Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2005, Nacional, p. A4

A assessoria do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), informou que o deputado apóia a aprovação de uma proposta de emenda constitucional que impeça o nepotismo, desde que a proibição de contratação de parentes atinja igualmente os integrantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário - e não apenas os parlamentares. Severino, que nomeou parentes para cargos na Câmara, disse que não vê mal nenhum nisso e reagiu com irritação ao pedido do Ministério Público do Distrito Federal para investigar a nomeação de seus parentes para cargos públicos. "Eles têm de primeiro analisar a classe deles", afirmou Severino.

O MP também pediu que se incluam na investigação parentes do segundo vice-presidente da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), e do senador Efraim Moraes (PFL-PB). Os três parlamentares são suspeitos de terem nomeado parentes sem concurso público em um sistema de triangulação para driblar a vigilância contra o nepotismo.

Os procuradores pediram que esses familiares sejam afastados dos cargos e deixem de receber salário. Providências serão solicitadas ao procurador-geral da República, Claudio Fonteles.

No Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu a aprovação de uma resolução que impeça a contratação de parentes de parlamentares em cargos de comissão.

A medida, diz ele, seria coerente com a iniciativa de deputados e senadores de incluir essa proibição na reforma do Judiciário. Em vigor desde dezembro, a reforma impede a contratação de parentes - até o segundo grau - de magistrados em cargos comissionados. "É importante que tenhamos uma legislação, até porque incluímos a proibição do nepotismo na reforma do Judiciário", argumentou.