Título: Indonésia: terremoto mata centenas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2005, Internacional, p. A11

-Um terremoto de 8,7 graus na escala Richter abalou ontem vasta área em torno da Ilha de Sumatra, na Indonésia, causando entre 1.000 e 2.000 mortes na Ilha de Nias, a mais atingida pela catástrofe, de acordo com estimativas anunciadas pelo vice-presidente indonésio, Yussuf Kalla. Vários governos da região emitiram alertas de tsunami. O pânico envolveu habitantes de cidades e localidades litorâneas da Tailândia, Sri Lanka, Malásia e Índia, que temiam a repetição da catástrofe de 26 de dezembro que deixou quase 300 mil mortos. O alerta de tsunami foi suspenso no fim da noite, quando os governos da Tailândia, Sri Lanka e Índia promoveram o retorno dos moradores de áreas mais baixas às suas casas.

Mas a situação em Sumatra e ilhas próximas, as mais atingidas pelo terremoto, era preocupante. "O nosso prognóstico, e isso é apenas um cálculo estimativo, é o de que o número de mortos deva ficar entre 1.000 e 2.000", disse Kalla. Inicialmente, Agus Mondrofa, o chefe de polícia de Gunungsitoli, a maior cidade de Nias, havia estimado a cifra de mortes em 290.

Segundo a CNN, 75% dos edifícios da cidade sofreram danos e há muitas pessoas soterradas ali. O terremoto de dezembro matou 340 pessoas em Nias e deixou pelo menos 10 mil desabrigados.

Um porta-voz do instituto geológico dos Estados Unidos explicou que o epicentro do terremoto ocorreu no fundo do mar, num ponto a 200 quilômetros a oeste de Sibolga, em Sumatra, e a 1.408 quilômetros de Jacarta, a capital indonésia. Próximo desse mesmo local, um abalo de 9 graus na escala Richter provocou o mortífero tsunami de dezembro.

Desta vez, sirenes da alerta soaram em todos os países que poderiam sofrer a ação de novas onda gigantes. Centenas de milhares de pessoas começaram a ser retiradas de suas casas e conduzidas a regiões próximas mais elevadas. Com o pânico estampado no rosto, muitas delas não esperaram pelos transportes oficiais. Pegaram os filhos e parentes idosos e correram para áreas mais altas.

Segundo ainda o instituto geológico americano, o terremoto ocorreu a uma profundidade de 30 quilômetros. O primeiro forte abalo, de 8,7 graus, foi seguido de outros dois de menor intensidade, mas ainda muito fortes, de 6 graus.

Para o Centro de Advertência de Maremotos do Pacífico (Camp), esse tremor tinha potencial suficiente para provocar um tsunami tão destruidor quanto o de dezembro, o que provocou o alerta geral. Um funcionário do centro chegou a colocar as Ilhas Maurício, Oceano Índico, na área de risco.

A. Nainggolam, outro policial de Gunungsitoli, disse ter visto os corpos de três pessoas. Ele confirmou que há centenas de soterrados. "Foi um terremoto tão violento quanto o de 26 de dezembro", afirmou.

A Ilha de Nias fica um pouco distante de Sumatra e a cerca de 1.400 quilômetros a noroeste de Jacarta. É famosa por suas enormes ondas que atraem surfistas de todo o mundo.

Na Tailândia, as autoridades levaram para locais seguros os moradores de cidades litorâneas que corriam risco, com os balneários de Phuket, Phang-nga e Krabi, as áreas mais afetadas pelo tsunami de dezembro.

O vice-governador de Phuket, Wichai Buapradit, ressaltou que entre 3 mil e 4 mil turistas foram retirados das praias de Patong e Kamala, consideras de alto risco.