Título: Emprego formal garante salário maior
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/03/2005, Economia, p. B3

Ex-estagiário consegue uma vaga de R$ 1 mil por mês, o dobro do que recebia

Há dois meses na Incor Artes Impressas Ltda, o técnico de offset Júlio Steinle Martins se sente mais independente e planeja seu futuro. Seu salário agora é de R$ 1 mil mensais, o dobro do que ganhava em seu estágio na Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG). O contrato garante todos os direitos trabalhistas e, além de poder gastar mais com lazer, Martins guarda parte dos rendimentos para poder pagar a faculdade sem a ajuda dos pais.

Hoje com 18 anos, Júlio investe na carreira para, mais qualificado, ascender profissionalmente e melhorar seu salário. No segundo semestre deste ano, pretende fazer um curso de mecânica de offset e, em 2006, a faculdade de artes gráficas. "Quero pagar a faculdade com meu salário e me manter com o dinheiro que estou guardando", explica ele.

Por seis meses, Martins fez estágio na ABTG, uma exigência para a conclusão do curso de técnico de offset. "Logo que terminei, recebi umas dez propostas de emprego", diz. Escolheu a Incor, que garantiu carteira assinada, assistência médica, vale-transporte, alimentação e cesta básica.

Com o rendimento em dobro, consegue agora poupar ao menos 60% do que recebe, ante cerca de 20% do salário anterior, de estagiário da ABTG. O restante ele gasta com seu lazer, sem interferência dos pais.

"Como estou trabalhando, já não tenho mais tanta necessidade da ajuda deles." Vai a shows de hard core e punk todos os finais de semana e acompanha os jogos do Corinthians nos estádios. Gosta de comprar roupas e fazer mimos à namorada. E revela que passou a se preocupar um pouco menos com o que consome. "Vez ou outra acabo gastando um pouco mais."