Título: Lerner: SP precisa 'metronizar' os ônibus
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2005, Metrópole, p. C1

Embora esteja concentrado no projeto de revitalização da Cracolândia, o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner diz que está disposto a ajudar o prefeito José Serra a mudar o sistema de transporte da capital. "Se for solicitado, não vou me recusar a opinar sobre o que conheço", disse Lerner, que fez com que Curitiba fosse conhecida internacionalmente durante sua primeira gestão, entre 1971 e 1975, pelas mudanças nos transportes. "São Paulo já errou duas vezes ao tentar fazer a solução de superfície", criticou Lerner, presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). "Fazem confusão, porque acham que é só colocar ônibus em pista exclusiva. É sempre bom ter pista exclusiva, mas não resolve tudo." Embarque no mesmo nível, passagem paga com antecedência e conforto estão entre as propostas. Lerner insiste, pois entende que o sistema de superfície é o futuro do transporte coletivo. "Há possibilidade de transportar tanto quanto em metrô, embora às vezes não acreditem nisso."

Uma constatação que o ex-prefeito faz é de que atualmente 84% dos deslocamentos na capital paulista são realizados na superfície. "É necessário 'metronizar' a superfície, conferir ao ônibus a mesma performance do metrô. Sei que isso é possível."

Para ele, a questão está em ter um "conceito de cidade" e não apenas de transporte. "É necessário começar a construir uma equação de co-responsabilidade para que o problema possa ser transformado."

Lerner repete várias vezes que São Paulo tem "excelentes profissionais" que podem planejar e executar bons projetos urbanísticos. "Mas eu posso ajudar a fazer, porque sei como fazer rápido."

No aspecto ambiental, também não vê dificuldades. "Quando as pessoas conhecem a cidade elas respeitam a cidade", disse. "Depois disso a auto-estima passa a ser diferente, as pessoas vêem as coisas diferentes e passam a agir diferente." Para ele, basta não fazer o "diagnóstico da tragédia".

Como os que prepara para São Paulo, ele já realizou trabalhos para Seul, Honolulu e algumas cidades do México.