Título: Promotor questiona reajuste da Light
Autor: NICOLA PAMPLONA
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2004, Economia, p. B5

Ministério Público Estadual vai investigar antecipação de aumento autorizada pela Aneel, o segundo em menos de três meses

"Os contratos de concessão só prevêem reajustes uma vez por ano com base em índices de inflação e, uma vez em cada cinco anos, há uma revisão do contrato para avaliar se os índices remuneraram o serviço. Esse reajuste não é nem um caso nem outro", afirmou o promotor. Ele informou que pretende abrir uma ação civil pública pedindo liminar contra o aumento caso as medidas adotadas até agora não surtam efeito.

Segundo dados da Economática, a dívida bruta da Light, em setembro do ano passado, estava em R$ 4,189 bilhões. A empresa está negociando cerca de US$ 600 milhões vencidos com bancos. Na avaliação do analista do Banco Brascan, Carlos Martins, além de melhorar o fluxo de caixa da empresa, o reajuste extraordinário concedido pela Aneel, vai possibilitar a renegociação de dívidas com credores privados e permitir que a empresa tenha acesso ao programa de capitalização das distribuidoras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado depois do racionamento.