Título: Fita deu início ao maior escândalo do governo
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2005, Nacional, p. A8

A divulgação de uma gravação de vídeo, na sexta-feira 13 de fevereiro de 2004, não só derrubou o então subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Waldomiro Diniz, como arranhou a imagem do governo e azedou a festa de 24 anos de fundação do PT. A denúncia, divulgada pela revista Época e reforçada com as imagens na televisão, mostrava o subordinado do ministro da Casa Civil, José Dirceu, pedindo propina para para campanhas eleitorais e para si mesmo ao empresário do jogo Carlos Cachoeira.

Cachoeira, responsável pela gravação, fez o registro em 2002, quando Waldomiro presidia a Loteria do Estado do Rio de Janeiro, a Loterj, no governo de Benedita da Silva (PT). Na conversa, falam baixo e, ao discutir cifras, escrevem nomes numa folha. Cachoeira, na época, defendia seu negócio, no ramo das loterias on-line.

Num dos trechos, Waldomiro supostamente pede contribuições mensais de R$ 150 mil para Benedita e Rosinha Matheus, ambas com chances de se eleger no Rio. E, mais adiante, completa: "Você vai disponibilizar alguma coisa à parte? Quero 1% para mim."