Título: UE oferece como opção ao Irã um reator de água leve
Autor: Reuters e Associated Press
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2005, Internacional, p. A16

GENEBRA - A União Européia (UE) e o Irã encerraram ontem quatro dias de intensas negociações sobre o programa nuclear iraniano, durante os quais foram oferecidas ao governo iraniano propostas alternativas de produção de energia. Países europeus e os EUA pressionam o Irã a abandonar seu programa de energia nuclear por suspeitarem que um de seus objetivos seja a produção de armas atômicas. Diplomatas em Genebra disseram que os representantes da UE nas negociações - enviados da França, Alemanha e Reino Unido - propuseram entregar a Teerã um reator de água leve como parte de um pacote de vantagens tecnológicas e comerciais. Um reator de água leve representa um risco menor de proliferação de armas nucleares que um de água pesada, como o que os iranianos estão em vias de construir. Os reatores de água pesada podem produzir quantidades importantes de plutônio, elemento essencial na fabricação de armas atômicas.

Nova rodada de conversações, desta vez com equipes técnicas da UE e do Irã, terá lugar em meados de março. Outro encontro, entre altos funcionários, no fim do mês.

O governo iraniano não fez comentários sobre a rodada encerrada ontem, mas pela manhã o ex-presidente Ali Hashemi Rafsanjani, que atua como porta-voz informal do governo, manteve o tom firme do país na defesa de seu direito de produzir energia nuclear. Rafsanjani anunciou que o Irã retomará o processo de enriquecimento do urânio, etapa que tanto pode servir para produção de energia como para fabricação de armas. "O Irã não é um país onde eles podem vir para uma aventura", disse Rafsanjani numa mesquita, aludindo a um possível ataque dos EUA ou Israel.

Sob pressão da Agência Internacional de Energia Nuclear, o Irã aceitou suspender em novembro o enriquecimento de urânio por um período de seis meses e iniciou negociações com a UE sobre opções a seu programa nuclear. A maior pressão sobre o Irã vem dos EUA, que acusam o país de ter um programa nuclear com fins militares. O presidente George W. Bush e mais recentemente a secretária de Estado, Condoleezza Rice, enfatizaram que os EUA tentarão convencer Teerã pela via diplomática a desistir do programa nuclear, mas não descartaram a opção da ação militar.