Título: 'É como seguir receita de bolo'
Autor: Reuters e Associated Press
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2005, Internacional, p. A16

Professor diz que Coréia usou cartilha existente para fazer a bomba O professor do Instituto de Energia da USP Roberto Ukai não hesita em confirmar que a Coréia do Norte já possui armas nucleares. Para o professor, a informação não surpreende pois o país seguiu apenas uma receita conhecida para se desenvolver a bomba de plutônio. "Se eu fosse uma pessoa má e você me desse US$ 200 milhões, poderia fabricar uma arma nuclear", disse ao Estado. Ukai realizou uma extensa pesquisa sobre o programa nuclear norte-coreano para escrever um romance que tem o assunto como pano de fundo.

A Coréia do Norte tem armas nucleares?

O país já possui bombas de plutônio. Isso não é novidade, pois eles seguiram uma cartilha já conhecida. É como fazer um bolo de chocolate. Acho que a estimativa americana, de que teriam entre 2 a 8 bombas, está correta. Cada bomba teria uma potência de 20 quilotons.

Onde eles conseguiram o urânio e que tecnologia usaram para o enriquecimento?

O país é rico em reservas de urânio natural. Há cerca de 40 anos, Pyongyang optou por investir na bomba de plutônio (que é feita a partir de urânio), já que na época o custo do enriquecimento do urânio era proibitivo. O processo de fabricação da bomba, o ciclo nuclear, não é apenas realizado na usina de Yongbyon, mas também dentro da montanha de Yaksan, que abriga uma rede de laboratórios secretos. Mesmo se os EUA atacassem o país, não conseguiriam atingir esses locais.

Que países foram os principais colaboradores do programa nuclear norte-coreano?

Tudo começou com o domínio dos japoneses, que passaram a extrair urânio na região. Quando os russos chegaram também começaram a desenvolver a pesquisa nuclear. Cerca de 250 pesquisadores norte-coreanos foram treinados na Rússia.

Quanto custou ao país, em termos de sacrifício, a produção dessas armas?

O custo foi lamentável, pois não apenas aumentou a insegurança em relação ao país como consumiu cerca de US$ 20 bilhões em 40 anos. Isto em um país onde a população vive na miséria.

Qual seria a capacidade nuclear da Coréia do Norte em uma eventual guerra com os EUA.

Hoje eles poderiam atingir qualquer base americana num raio de 2 mil quilômetros. Eles já estão desenvolvendo um míssil, o Taepo-Dong II, que teria um alcance de mais de 6 mil quilômetros e poderia atingir São Francisco.