Título: Rompimento de represa no Paquistão e chuvas torrenciais matam mais de 130
Autor: Reuters e France Presse
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2005, Internacional, p. A17

QUETTA, PAQUISTÃO - O rompimento de uma represa na remota Província do Baluquistão, sudoeste do Paquistão, inundou vários vilarejos na cidade costeira de Pasni, deixando pelo menos 60 mortos, informaram funcionários locais. Segundo eles, mais de 500 pessoas estão desaparecidas. As chuvas torrenciais, as mais intensas em 16 anos no Paquistão, também deixaram mais de 70 mortos em outras partes do país.

"É um verdadeiro desastre", afirmou o ministro provincial do Baluquistão, Sher Jan, destacando que cerca de dez povoados foram inundados pela ruptura da represa de 25 metros de altura, construída em 2003. Segundo o ministro, a estrutura da represa de Shadi Kor não agüentou a pressão de uma semana de fortes chuvas.

O ministro disse que mais de 8 mil pessoas foram afetadas pelas inundações, principalmente nos povoados de Sindhi Puso, Turati, Kurki, Zar Khor e Sharnu Bazar.

O Exército paquistanês enviou suas tropas a Pasni e em particular a dois povoados situados rio abaixo da represa, com 700 habitantes. Cerca de 4 mil militares ajudavam os desabrigados e no resgate das pessoas que ficaram presas pelas águas.

A Marinha também foi convocada para ajudar. Pelo menos três pontes ao longo da principal estrada costeira ruíram e 11 helicópteros da Marinha retiravam as pessoas que ficaram nas áreas isoladas.

"É a primeira vez em 16 anos que se registram chuvas tão fortes e de modo incessante", disse o diretor do Departamento Meteorológico do Paquistão, Qamruz Zaman.

As fortes chuvas também provocaram deslizamentos de terra e desabamentos, deixando centenas de feridos.

Na fronteira com o Afeganistão pelo menos 30 soldados foram soterrados por uma avalanche.

Em Peshawar, uma mulher e seus três filhos morreram quando o telhado de sua casa desabou sobre eles. Na região norte, perto do Himalaia, as tempestades de neve também bloquearam várias estradas.