Título: Sharon dá mais tempo para Abbas conter grupos radicais
Autor: AP, France Presse e Reuters
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2005, Internacional, p. A17

JERUSALÉM - O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, decidiu dar mais tempo ao presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmud Abbas, para que ponha em prática a trégua pactuada na cúpula de terça-feira no balneário egípcio de Sharm el-Sheik, disse ontem o porta-voz do governo israelense. "Não vamos realizar nenhuma atividade militar e daremos a Abu Mazen (como Abbas é conhecido) tempo para agir", disse o assessor Raanan Gissin, acentuando que não ficou definido um prazo para o fim aos ataques. Numa entrevista à rádio estatal, o vice-ministro da Defesa, Ziv Boim, insistiu que já está acabando o tempo de Abbas para atuar contra os extremistas.

Abbas viajou ontem de Ramallah, na Cisjordânia para a Faixa de Gaza com o objetivo de reunir-se novamente com os líderes do Hamas, da Jihad Islâmica e outras organizações que não se comprometeram com o cessar-fogo.

Na quinta-feira, depois de intensos ataques com granadas de morteiros e foguetes contra colônias judaicas, Abbas destituiu os chefes e vários oficiais das forças de segurança da AP nesse território e advertiu aos extremistas que não tolerará mais ações armadas. Nenhum colono ficou ferido.