Título: Britânicos preferem William
Autor: Reuters, AFP e EFE
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2005, Internacional, p. A19
65% aprovam casamento de Charles com Camilla, mas 41% querem ver o filho dele no trono LONDRES - A maioria dos britânicos (65%) aprova o casamento do príncipe Charles, herdeiro da coroa, com Camilla Parker-Bowles, mas um grande número (41%) prefere ver no trono o filho mais velho dele, o príncipe William. É o que revela pesquisa feita pelo instituto YouGov, publicada ontem pelo Daily Telegraph. O instituto entrevistou 1.313 adultos logo depois que Charles anunciou a decisão de unir-se a Camilla em 8 de abril, pondo fim a uma embaraçosa relação de mais de três décadas.
Segundo a sondagem, 24% desaprovam o casamento. Há cinco anos, em 1998, 40% concordavam com a idéia e 46% rejeitavam. Também naquela data, apenas 28% dos entrevistados eram favoráveis à coroação de William, cuja grande simpatia e semelhança física com a mãe, a falecida princesa Diana, o tornam cada vez mais popular.
O YouGov constatou ainda que 47% dos súditos rejeitam a hipótese de Camilla vir a ser rainha. Acham que o título da princesa consorte está de muito bom tamanho para ela.
Quanto à rainha Elizabeth II, que durante anos manteve Camilla no ostracismo, só aprovou o casamento em razão da grande pressão feita por seu marido, o príncipe Philip, revelou o Evening Standard. Segundo o jornal, Philip convenceu a rainha de que chegara o momento adequado de pôr fim às fofocas e especulações sobre o casal.
O anúncio foi manchete de praticamente todos os diários londrinos: The Times, The Guardian, The Sun, Daily Mirror, Daily Mail e Daily Express. O antimonarquista The Independent e o Financial Times deram preferência a outros acontecimentos, como a crise norte-coreana.