Título: McDonald¿s e MTV fecham acordo mundial
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2005, Economia, p. B14

Rede de fast-food vai patrocinar programa exibido em 162 países

O McDonald's, dentro da sua estratégia global de melhorar a imagem, especialmente com o consumidor jovem, fechou acordo mundial com a rede de televisão MTV pelo qual passa a patrocinar o programa MTV Advance Warning, exibido em 162 países, atingindo 400 milhões de lares e que, no Brasil, leva o nome de "Novas Bandas". O patrocínio vale para o período de março a dezembro e a rede reforçará em suas peças promocionais essa união. O gerente do Departamento de Marketing do McDonald's Brasil, Daniel Arantes, diz que a rede também irá aproveitar essa oportunidade para estabelecer uma comunicação mais forte com o público de 15 a 35 anos, mais ligado nesse tipo de programação.

O MTV Advance Warning, com 12 episódios mensais de 30 minutos cada um, tem dado impulso às carreiras de jovens artistas como Joss Stone, Kanye West, Franz Ferdinand e Maroon 5, que já tiveram indicação para o Grammy. O programa já estreou na América Latina e Estados Unidos e versões adaptadas começam a ser transmitidas na Europa a partir de 19 de fevereiro e, na Ásia, a partir de 21 de fevereiro.

Como uma atração especial do programa, o episódio de abertura irá destacar "5 in 05", um quadro com cinco artistas que a MTV acredita terem potencial para fazer sucesso. Os artistas escolhidos para esse primeiro episódio são Kasabian, The Game, Lucie Silvas, Keyshia Cole e Razorlight.

Esta programação global caiu como uma luva nos planos da rede de lanchonetes que corre para dar um lustro na sua imagem global, arranhada depois das acusaçõs nos Estados Unidos de estimular a obesidade. Desde então, a rede tem procurado sustentar uma comunicação mais transparente e estabelecer canais que a aproximem do consumidor preocupado com a obesidade, especialmente o jovem que troca refeições completas por sanduíches.

Maior rede de fast-food do planeta, com 30 mil restaurantes e um atendimento de 48 milhões de consumidores diários, o McDonald's também tem apresentando inovações constantes no cardápio nos últimos seis meses, incluindo o Brasil. Já entraram saladas, iogurtes e sucos naturais - até água de coco - e sorvetes mais leves.

Desde ontem, a rede passou a vender no País o Salad Burger Junior, um novo sanduíche de carne bovina, composto por pão, molho à base de maionese, alface e tomate, que vai completar a linha McMenu, de sanduíches vendidos a R$ 2,95 cada. O McMenu é composto por oito opções de produtos vendidos e respondeu por 20% das vendas da rede na cidade de São Paulo, em janeiro.

Para Arantes, as inovações têm como alvo esse mesmo jovem que a rede espera atingir com o acordo com a MTV. Essa aposta é tão alta que um novo slogan começa a ser usado: "Amo muito música no McDonald's e na MTV", um indicativo de que a companhia começa, como uma plataforma de lançamento musical, a ter como pano de fundo aquilo que a MTV estará apresentando em toda a sua rede. .