Título: Deputados pedem que Maia explique denúncia
Autor: Denise Madue
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2005, Nacional, p. A6

Os deputados José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP) e Raul Jungman (PPS-PE) apresentaram ontem à Mesa da Câmara requerimentos para que seja aberta uma sindicância na Casa com o objetivo de obrigar o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL), a explicar declarações publicadas domingo pelo jornal Folha de S. Paulo segundo as quais deputados federais recebem mesada para votar com o governo. O presidente da Casa, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), disse a jornalistas que vai pedir à Procuradoria da Câmara que examine a denúncia. "Foi muito grave e não pode ficar assim", afirmou.

Aos autores dos dois pedidos, ele disse que está estudando a criação da comissão de sindicância para investigar o caso.

Cardozo afirmou que César Maia deve provar o que falou. "Se ele der alguma referência, vamos investigar a denúncia", afirmou. "Se ele não der, vamos processar o prefeito."

O parlamentar do PT disse que, neste caso, cabe processo por calúnia e danos morais. Cardozo anunciou também que vai, junto com o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), entrar com uma interpelação judicial contra Maia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

NOMES

Além disso, vai apresentar pedido à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para que César Maia seja convidado a esclarecer as acusações, dando nome dos deputados que recebem a tal mesada.