Título: 'Ministério não pode ficar promovendo intervenções'
Autor: Liege Albuquerque
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2005, Nacional, p. A10

O ministro da Saúde, Humberto Costa, afirmou ontem em Manaus desconhecer pedido de intervenção no sistema de saúde em Recife, feito por uma associação civil. "Não tenho conhecimento disso. Mas o Ministério da Saúde não pode ficar entrando em todo o Brasil promovendo intervenções." Segundo Costa, a situação para intervenção no Rio foi "excepcional". "Ocorreu (a intervenção) por falta de diálogo entre a prefeitura e o Ministério da Saúde. Não é o caso de Pernambuco, onde apesar de sermos adversários do governador (Jarbas Vasconcelos, do PMDB), há diálogo para resolver qualquer situação crítica."

O ministro disse que o pedido de intervenção no sistema de saúde do Distrito Federal está nas mãos da Justiça e que sua pasta agora "aguarda" a decisão. "Agora esperamos uma definição da Justiça do DF, mas temos um ajuste de conduta assinado pelo governo distrital para cumprir uma série de resoluções, que estão sendo cumpridas", afirmou o ministro.

O ministro esteve ontem em Autazes e Manaus para o lançamento da Semana de Vacinação das Américas. Ele afirmou que serão vacinados no Amazonas 30 mil indígenas em 26 dias.