Título: Mantega começa a mudar estrutura do banco para garantir mais agilidade
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2005, Economia & Negócios, p. B3

RIO-O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda ajustes em sua estrutura, que envolvem desde novas superintendências a investimentos em tecnologia da informação para acelerar processos internos. Depois das mudanças de dezembro, logo após a posse da nova administração comandada por Guido Mantega, o banco analisa a criação da Superintendência de Mercado de Capitais e a de Logística e Transportes. Além disso, seis assessores diretos da presidência foram nomeados este ano. Em dezembro, Mantega substituiu 7 dos 12 superintendentes que ocupavam os cargos na gestão do ex-presidente Carlos Lessa, nas áreas de administração, controle, planejamento, comércio exterior, inclusão social, indústria e insumos básicos. Só cinco foram mantidos.

O número de superintendências, que havia sido reduzido na gestão anterior, foi mantido. A área industrial foi dividida em duas diretorias: insumos básicos (para setores como siderurgia, papel e celulose) e outra, para o resto da indústria. Agora, a abertura de duas superintendências está sendo analisada.

A Superintendência de Mercado de Capitais cuidaria das operações ligadas às participações do banco em empresas. Um técnico do banco conta que, caso seja mesmo criada, representará um modelo semelhante ao que existia antes na gestão de Lessa. Na época, a unidade de renda variável funcionava em separado, na estrutura do BNDESPar. Depois, a estrutura foi desfeita e cada área operacional passou a ter a própria unidade de renda variável.

Outra mudança cogitada é a separação da área de logística e transporte, que hoje funciona como um departamento da Superintendência de Infra-Estrutura, ladeado por outros, como de Energia e Telecomunicações. Essas unidades funcionavam em separado antes da gestão de Lessa, que as reuniu sob a mesma superintendência. A assessoria do banco confirmou a análise para a unidade de mercado de capitais, mas informou que a redivisão não estaria em estudo.

Nas últimas semanas, o banco concluiu a nomeação da equipe de assessores de Mantega. Segundo a assessoria do banco, as nomeações começaram a ser feitas em janeiro e foram concluídas em março. O banco também informou que um dos objetivos atuais é modernizar o controle de procedimentos internos, com investimentos em tecnologia da informação. A mudança tornará mais ágil a troca interna de dados entre departamentos.