Título: Um jato de US$ 270 milhões vigia o espaço aéreo de Roma
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2005, Especial, p. H1

Uma das estrelas do arsenal da Otan, o E-3 Sentry-Awacs ajudará a garantir a segurança dos chefes de Estado durante os funerais O olho eletrônico mais poderoso do arsenal da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o grande jato E-3 Sentry-Awacs, está vigiando o espaço aéreo de Roma desde as 6 horas de ontem. A estação aerotransportada de alerta e controle é uma versão do Boeing 707, identificada pela antena rotativa externa de 9,1 metros de diâmetro. Cada E-3 custa US$ 270 milhões. A missão de vigilância do espaço aéreo e a garantia da segurança dos chefes de Estado que estão chegando à Itália para os funerais do papa João Paulo II envolvem três esquadrões especiais liderados pelo Sentry Awacs.

Os jatos eletrônicos de 156 toneladas permanecem no ar em turnos ininterruptos de 8 horas, acompanhados de caças supersônicos F-16B Falcon. O Ministério da Defesa anunciou que os novos Typhoon, primeiros da nova geração de aviões europeus de combate recebidos pela aviação italiana, também serão envolvidos na operação "para avaliação de desempenho". Cada E-3 transporta de 13 a 19 especialistas e mais quatro tripulantes. A 8.788 metros de altitude e mantendo velocidade de 660 km/hora, as centrais de bordo podem rastrear e identificar dezenas de alvos simultaneamente, em um raio superior a 400 quilômetros. O trabalho consiste ainda em coordenar a ação de jatos interceptadores ou de ataque contra objetivos priorizados por grau de ameaça.

GUERREIROS SUÍÇOS

Em terra, embora protegidos por esquemas próprios e sofisticados de segurança, os dignatários estrangeiros terão proteção adicional da Guarda Suíça do Vaticano. Habitualmente considerada parte da tradição do estado pontifício, a guarda é uma bem treinada tropa de elite, "responsável pela integridade física do papa reinante e pela custódia do corpo do papa morto" nos termos do contrato de prestação de serviços firmado em 1506 entre o papa Júlio II e o capitão Kaspar von Silenen. O atual contingente soma 101 homens - 96 soldados e 5 oficiais, entre os quais um capelão especial.

O uniforme listrado azul e amarelo, usado com um capacete de ferro e uma lança, foi desenhado por Michelangelo e é usado pelos integrantes do pelotão de escolta de honra. Os demais militares são voluntários e precisam atender a alguns requisitos para serem admitidos: devem ser suíços natos, solteiros, católicos, ter entre 20 e 30 anos e medir mais de 1,74 metro. O treinamento, ministrado em uma base da Otan em Nápoles, abrange lutas marciais, tiro de precisão com pistola 9 mm, uso de rádios digitais e óculos de visão noturna. O comandante da guarda é um capitão. O chefe é o papa.