Título: No ano passado, pediu ao governo mais 'amor pelo Rio'
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2005, Especial, p. H1

O tom ontem foi mais duro, mas em outras ocasiões o cardeal-arcebispo do Rio, d. Eusébio Scheid, já havia criticado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Eu esperava que ele tivesse mais amor pelo Rio", disse o cardeal, ao protestar contra a falta de providências do poder público para o combate à violência na capital fluminense. A declaração foi dada no ano passado, durante a 42.ª Assembléia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Pouco depois de ser nomeado cardeal pelo papa João Paulo II, em 2003, d. Eusébio Scheid classificou o governo federal como "fraco e lento" nas ações para promover a reforma agrária. Na ocasião, o arcebispo também dirigiu suas críticas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

D. Eusébio e o presidente nunca tiveram divergências em público, como aconteceu entre o cardeal e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

Quando estava à frente da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Garotinho não gostou das críticas de d. Eusébio à política de segurança estadual, considerada ineficaz pelo bispo. O ex-governador afirmou que há cidades brasileiras muito mais violentas que o Rio. O cardeal respondeu que o dado não consolava nem resolvia o problema.