Título: Na sala de Severino, romaria de ativistas
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - A sala do presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), registrou ontem um dia de choros e apelos de pessoas a favor e contrárias à aprovação do Projeto de Lei da Biossegurança. Logo pela manhã, o católico Rogério Pazetti, fundador do Núcleo de Ética em Pesquisa, que viajou de São Paulo para Brasília numa caravana antipesquisas com células-tronco, apelou a Severino pela rejeição. Pouco depois, dois ministros, Roberto Rodrigues (Agricultura) e Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia), e estrelas do mundo acadêmico, como Mayana Zatz e Drauzio Varella, além da própria filha do deputado, Ana Cavalcanti, estiveram com o presidente da Câmara para pedir que a votação não passasse de ontem.

"O senhor será sempre lembrado pelo ato de coragem, se permitir que o projeto permita pesquisas com potencial para salvar milhões de vidas", afirmou Campos. Rodrigues também classificou o projeto como salvador de vidas. No caso, disse, de pequenos agricultores eventualmente beneficiados com a liberação do uso de sementes transgênicas na lavoura: "Haverá maior produtividade, menor custo das lavouras."

O maior apelo foi da filha de Severino, Ana Cavalcanti. "Ela tinha dito que eu tenho de evoluir. E a minha resposta é que ela pode pegar um avião de volta para Pernambuco", disse Severino. Católica, Ana tornou-se nos últimos dias defensora de destaque na luta pela liberação das pesquisas. "Sei que de Deus está orgulhoso com minha atitude", repetia ela, pelos corredores da Câmara.