Título: Chávez quer ampliar aliança estratégica
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2005, Nacional, p. A8

Presidente da Venezuela reuniu-se ontem em Montevidéu com Lula e Kirchner

MONTEVIDÉU - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus colegas da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez, selaram, na manhã de ontem, uma "aliança estratégica trilateral" que envolverá as áreas energética, social e econômica e cujo objetivo será alavancar a integração da América do Sul. O acordo foi fechado em hotel em Montevidéu, onde discutiram ainda mecanismos para ajuda financeira recíproca e para o abastecimento de energia elétrica, bem como os polêmicos projetos de Chávez de criação de empresa petrolífera sul-americana, batizada por ele como Petrosur, e de adesão plena de seu país ao Mercosul. Ao final do encontro, Chávez classificou a "aliança trilateral" como o primeiro passo de iniciativa que deverá, aos poucos, abarcar toda a América do Sul. "Nós, agora, descobrimos que grande parte das soluções dos nossos problemas está nas boas relações que tivermos entre nós, da América do Sul", disse Lula, ao deixar a sala de reunião para embarcar a Paysandú, no oeste do Uruguai, onde inaugurou fábrica de malte da Ambev.

NOVA FÁBRICA

Ao lado do recém-empossado presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, e dos diretores da Ambev, Lula declarou na inauguração da fábrica de malte que fez questão, em 2004, de intervir para impedir a perda de postos de trabalho com o fechamento da cervejeira Norte¿a, adquirida pela AmBev.

A AmBev, para evitar a perda dos postos de trabalho, decidiu ampliar a Cimpay, a planta de produção de malte. Desta forma, a capacidade de produção foi ampliada de 95 mil para 130 mil toneladas anuais. Com visível pressa, Lula quase nem posou para as fotos. Vásquez, novato no cargo, estava entusiasmados com os flashes. Lula, sem muita sutileza, empurrou Vázquez para dentro da fábrica. Depois, embarcou sem ficar para a festa de inauguração.

Bem ao contrário da noite anterior em que o presidente, após a cerimônia de posse do presidente Vásquez, refestelou-se no restaurante La Vaca, em Montevidéu, com a autêntica parrillada e vinhos uruguaios. Lula saiu visivelmente cansado da cerimônia de posse.