Título: Serra quer transporte melhor, sem subsídio
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/03/2005, Metrópole, p. C6

Reduzir impostos que incidem sobre óleo diesel seria saída para não ter de aumentar as verbas públicas para ajudar o setor CURITIBA - A melhoria do transporte coletivo urbano tornou-se questão urgente para o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB). Em Curitiba, onde foi a principal estrela do encontro de prefeitos de capitais, realizado ontem, disse que as mudanças devem ser feitas sem aumento de subsídios. Na sua opinião, o melhor caminho é a redução de impostos que influenciam o preço final das tarifas, especialmente as que incidem sobre o óleo diesel. "Tem de haver redução dos impostos. Isso possibilitará preços melhores no transporte coletivo, que atende a grande massa trabalhadora", explicou. "Ainda permitirá a redução dos subsídios, que tiram recursos da saúde e da educação. Hoje, a Prefeitura subsidia pesadamente o transporte. São centenas de milhões de reais." Segundo ele, a diminuição da carga tributária pode ser feita pelo governo federal e os Estados. Os tributos que incidem sobre o diesel, por exemplo, representam 24% no preço final da passagem.

O prefeito repetiu que as recentes depredações de ônibus em São Paulo não têm relação com o debate sobre tarifas. "São movimentos de conotações diferentes. O objetivo final do movimento desta semana é o fim do bilhete único", disse Serra. "Só acabando com o bilhete único seria possível atender às reivindicações deles, que envolvem linhas irregulares ou mal distribuídas. Em alguns lugares de São Paulo, faltam linhas. Em outras, sobram."

O prefeito de Curitiba, Carlos Alberto Richa (PSDB), disse que o movimento para a redução das tarifas se articula em torno de duas possibilidades. A primeira seria convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a tomar a iniciativa do processo. A segunda, conseguir que os congressistas aprovem emenda determinando a redução dos tributos, uma vez que isso só pode ser feito com mudanças na Constituição. A idéia só será levada a Lula após novo encontro de prefeitos, em abril.