Título: Senador mineiro pede investigação
Autor: Renato Alves
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/03/2005, Metrópole, p. B9

Para Costa, aumentou participação de crianças nas travessias irregulares ITUVERAVA - Quarenta brasileiros foram detidos há três dias tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Entre eles, 10 mulheres e 5 crianças. Ainda não se sabe a origem nem o nome dos presos. A informação, recebida pelo senador Hélio Costa (PMDB-MG), é de que eles estavam no Condado de Star, no Texas, na divisa com o México, tentando a travessia pelo deserto. "Pedi ao Itamaraty que apure o caso e dê retaguarda àquelas pessoas", disse Costa. Segundo ele, a participação de crianças nas travessias está aumentando. Os "coiotes" iludem os imigrantes ilegais afirmando que se forem pegos com crianças dificilmente ficam presos. "Isso aumenta o problema, já que os pais vão para prisões diferentes e as crianças para creches e somente voltam a ter contato com os pais na extradição", alertou.

Ele lamentou que o governo brasileiro "não esteja se empenhando como deveria" para solucionar o problema." "Após o 11 de Setembro, a divisa com o México virou, também, rota alternativa para entrada de terroristas nos Estados Unidos. Com isso a fiscalização aumentou e apenas 10% conseguem êxito", disse Costa.

Segundo o senador marcelo crivella (Pl-RJ), 20 mil brasileiros que tentaram entrar nos EUA podem ter sido presos nos últimos 70 dias. Crivella disse ter recebido a informação do embaixador americano no Brasil, John J. Danilovich, no início da semana. O senador Crivella afirmou que pediu explicações sobre esses brasileiros. "São números que assustam e quero crer que não seja isso." Conforme ele, em 2003 foram presas 4.300 pessoas. Em 2004, 8.500. "Poderemos chegar a 100 mil brasileiros tentando entrar ilegalmente até o fim de 2005."

Pela Internet, um grupo de americanos está reunindo ex-militares, aviadores, entre outros, para uma "caçada humana" na divisa com o México, entre os dias 1º e 30 de abril. Segundo ele, já são mais de 1 mil pessoas que se cadastraram pagando US$ 3,5 mil para participar da caçada. "Já informei o Itamaraty, o Ministério da Justiça e cobrei do embaixador americano explicações", afirmou. Segundo ele, o governo americano não pode fazer nada, pois as pessoas ainda não teriam feito nada de ilegal.